Em 2016, durante o período de um mês de fiscalização eletrônica, a SMTT registrou redução no número de acidentes de trânsito. Desde o início do funcionamento dos equipamentos, no dia 28 de fevereiro, até o dia 30 de março de 2016, foram registrados cinco acidentes na Avenida Fernandes Lima, seis na Avenida Durval de Góes Monteiro e somente um na Avenida Álvaro Otacílio.
Em comparação ao mês anterior à implantação da fiscalização eletrônica, a redução no número de acidentes foi de 44,4% somente na Av. Fernandes Lima. Em um comparativo com o mesmo período de 2015, a redução foi de 66,27% na Avenida Durval de Góes Monteiro, segundo registros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Excesso do limite de velocidade, avanço de sinal vermelho e parar sobre a faixa de pedestres são a infrações que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito visa reduzir para evitar a grande quantidade de acidentes e a proteção à vida de condutores e pedestres.
“Os dados levantados pela SMTT representam apenas uma parte do número total de sinistros ocorridos nos pontos de fiscalização eletrônica em Maceió. As estatísticas são apenas dos acidentes nos quais agentes de trânsito da SMTT foram acionados para fazer o levantamento nos locais, em geral casos envolvendo apenas danos materiais. Há as ocorrências que resultam em óbitos ou danos graves e os acidentados são encaminhados pelo atendimento médico”, explica o superintendente da SMTT, Antonio Moura.
Pontos da fiscalização eletrônica
Os pontos de fiscalização eletrônica com velocidade máxima de 60 km/h e que começaram a funcionar nesta segunda-feira (20) são: cruzamento da Av. Fernandes Lima com a Av. Rotary; Av. Fernandes Lima com as ruas Abelardo Pontes Lima (próximo ao Hiper Bompreço); Av. Fernandes Lima com as ruas Des. Tenório e Prof. Guedes de Miranda (próximo à Casa das Carnes); Av. Durval de Góes Monteiro a Av. Senador Galba Novaes de Castro (próximo ao supermercado Makro Atacadista).
Já no cruzamento da Av. Álvaro Otacílio com a Rua Engenheiro Mário de Gusmão, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h. Os condutores devem estar atentos também ao avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres nos pontos de fiscalização.