Categorias: Meio Ambiente

Carnaval: seis tartarugas e um golfinho são encontrados mortos nas praias alagoanas

Reprodução

Reprodução

O Instituto Biota de Conservação, Organização Não-Governamental (ONG), divulgou, nesta quarta-feira (01), o relatório de ocorrências de animais mortos encontrados nas principais orlas de Maceió, Paripueira e Barra de Santo Antônio durante o período do carnaval. Ao todo sete animais, sendo seis tartarugas e um golfinho, foram encontrados em estado de decomposição nas areias das praias entre a sexta-feira (24) e a terça-feira (28).

De acordo com o biólogo Bruno Stefanis, a espécie mais comum encontrada é a tartaruga-verde, bastante comum no litoral alagoano. Pelo menos duas delas, sendo uma encontrada na praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio e outra na Praia de Ipioca, em Maceió, apresentavam tumores.

O aparecimento dessas deformações, segundo biólogos, está associado à poluição dos mares. Os tumores têm o formato de verrugas e acarretam várias dificuldades para o animal durante a locomoção e a busca por alimentação.

As outras mortes não tiveram esse tipo de incidência. Já o golfinho foi encontrado morto na Barra Nova, em Marechal Deodoro.

O Biota pretende agora cruzar essas informações com dados anteriores obtidos durante o mesmo período. Em 2016, o instituto apontou que cinco animais marinhos foram encontrados mortos nas praias alagoanas.