A Unidade de Saúde Básica do conjunto José Tenório, em Maceió, foi invadido por criminosos durante o carnaval. Funcionários constataram o fato nesta quinta-feira, 2, quando deram falta de alguns eletrônicos e eletrodomésticos. Os profissionais perceberam que os ladrões também usaram drogas dentro do posto.
Foram levados todos os computadores da unidade, micro-ondas, botijão de gás, liquidificador e sanduicheira. Parte dos objetos furtados tinha sido comprada pelos próprios funcionários. Além do furto, os invasores ainda beberam, fumaram e usaram crack numa das salas.
De acordo com informações de funcionários, não há como saber quando o ato aconteceu já que o local estava fechado desde a última sexta-feira, 24, véspera de carnaval e voltou a funcionar apenas hoje. Uma porta lateral estava com a grade e o vidro quebrados.
Até 2015, antes da reforma, a unidade tinha sistema de monitoramento com alarme e câmeras. Mas, depois que foi entregue reformada, o serviço foi retirado.
A farmácia do posto também foi arrombada, mas ainda não há informações de que medicamentos tenham sido levados. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) foram acionados para fazer perícia no local.
O atendimento que é feito através da Central de Regulação de Serviços de Saúde (Cora) também foi suspenso e, até o momento, não há previsão para ser retomado.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que uma equipe vai ao local para fazer levantamento das perdas, limpeza e arrumação do posto. Os atendimentos médicos agendados para esta quinta-feira (2) serão remarcados posteriormente sem prejuízo à população.