Programação foi montada pela Semarh em parceria com órgãos do Estado e compreende quatro municípios
No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Neste contexto, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza atividades em torno do tema deste ano: “Compartilhar Água é Multiplicar Vidas” e faz alusão à reciprocidade entre as pessoas ao dialogar sobre a preservação de nossos mananciais de forma responsável.
Uma extensa programação foi construída pela Semarh em parceria com Instituto do Meio Ambiente (IMA), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e prefeituras dos municípios de Jequiá da Praia, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. As ações iniciam em 19 de março e seguem até o dia 31.
A abertura oficial das comemorações será na orla de Ponta Verde, em Maceió, a partir das 9h, com exposições, oficinas e um mutirão de limpeza na praia.
A programação segue com palestras no Centro Universitário Cesmac, Centro Universitário Tiradentes (Unit), Faculdade da Cidade de Maceió (Facima) e Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). Técnicos da Semarh, IMA, Casal e convidados serão os responsáveis em mediar os encontros com os alunos.
Mais ações e comenda
No município de Barra de São Miguel, localizado na Região Metropolitana, em 21 de março, acontece a abertura do Festival das Águas, a partir das 17h.
Ainda no município, a Semarh proporciona atividades, a exemplo da Sala de Alerta Itinerante, exposição dos programas hídricos, palestras e cine ambiental, em 22 de março.
Em 30 de março, será entregue a Comenda Guardião das Águas, uma homenagem do Governo de Alagoas a 12 pessoas que contribuem de forma positiva com a preservação e defesa dos recursos hídricos em Alagoas. A solenidade de entrega ocorre no Palácio República dos Palmares, sede do governo estadual, a partir das 9h.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, considera o Dia Mundial da Água um momento ímpar para ampliar as discussões acerca do tema em Alagoas.
“A Semarh, pelo terceiro ano consecutivo, realiza ações para debater junto à população sobre o consumo consciente da água. Alagoas é um dos estados que passa por um momento complicado no abastecimento de água em diversos municípios. No entanto, é preciso ressaltar que o Governo não está de braços cruzados. São diversos programas e ações para ampliar o acesso à água em todas as regiões de Alagoas”, ressalta o secretário.