Um dos focos do treinamento é garantir mais qualidade ao serviço prestado a milhares de passageiros
Cerca de 130 transportadores complementares de União dos Palmares, Ibateguara, Branquinha, Santana do Mundaú, São José da Laje e outros municípios da região participam durante esta terça-feira, 21, de um treinamento promovido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal). A capacitação visa, entre outras coisas, garantir mais qualidade ao serviço público prestado diariamente a milhares de passageiros em todo o Estado.
Ministrado pelo engenheiro Fábio Calheiros e pelo advogado Tiago Neri, integrantes do Núcleo de Pesquisa e Inovação da Arsal/Fapeal, o treinamento acontece na Coordenadoria Regional de Educação de União dos Palmares, quando o novo Regulamento Unificado do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal foi apresentado e entregue aos transportadores.
Durante o evento, cuja edição inicial aconteceu no dia 7 de março, em Maceió, voltada para os complementares da região metropolitana, foram passadas orientações relacionadas aos direitos e deveres dos transportadores e usuários e legislação do Sistema de Transporte. Os participantes também puderam tirar dúvidas sobre as principais alterações da nova regulamentação do setor.
A próxima capacitação está marcada para o dia 29 deste mês, na Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos. A expectativa é reunir em torno de 100 transportadores complementares do município e de cidades próximas, como Roteiro, Teotônio Vilela, Luziápolis, Boca da Mata e Campo Alegre.
Segundo Marcus Vasconcelos, presidente da Arsal, a ideia é que todos permissionários em atuação no sistema intermunicipal sejam beneficiados com os treinamentos, que serão realizados em outras datas e localidades a serem definidas. “Os cursos de aperfeiçoamento fazem parte de uma das metas do governo do Estado, por meio da Arsal, de capacitar transportadores e fiscais, inclusive em relação aos direitos dos usuários do transporte intermunicipal”, explicou.
Assim como aconteceu no primeiro curso realizado na capital, representantes do Sindicato dos Transportadores Complementares de Alagoas (Sintrancomp/AL) também participaram da abertura da capacitação.