Além do 0800 082 2600, a partir de agora, a Central da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) passa a atender as demandas da população, também, por WhatsApp. Através do número (82) 9 8802-4834, o cidadão pode solicitar o recolhimento de lixo volumoso e de animais mortos, e também fazer denúncias sobre os serviços que são executados pelo órgão.
O superintendente da Slum, Davi Maia, reforçou como a ação ampliou serviços operacionais e de fiscalização. “Com a criação da Central, no ano passado, passamos a monitorar todos os caminhões que fazem coleta de lixo domiciliar, além de fortalecer a participação do cidadão na gestão. Agora, com atendimento por WhatsApp, podermos receber fotos e vídeos, o que otimizará o trabalho de nossas equipes. Sabemos que assim, com a colaboração da população, nosso serviço terá a eficácia necessária”, explicou.
Ao ser atendido, o cidadão recebe um número de registro pelo qual vai poder acompanhar a sua solicitação sempre que precisar.
Com a ferramenta, a Superintendência também realiza o mapeamento dos pontos de lixo na capital. Com os dados, será mais fácil solucionar esses problemas e identificar os próximos locais que receberão Ecopontos.
A plataforma de monitoramento também recebe e apura denúncias registradas pelos usuários do aplicativo Juntos pela Saúde, ferramenta lançada pelo Governo do Estado com objetivo de eliminar focos de proliferação do mosquito Aedes aegipti, em pontos de lixo e terrenos baldios com acúmulos de resíduos.
Nos dois primeiros meses de 2017, a Central atendeu mais de 600 ligações, entre denúncias e solicitações de serviços. Foram 124 solicitações entre recolhimento de poda e de lixo volumoso. Destas, 117 já foram atendidas. Foram registradas 11 solicitações de recolhimento de animais mortos. Além de 153 denúncias, entre descarte de lixo irregular e ponto de lixo, das quais 120 já foram atendidas e 33 estão em análise. Neste período, foram 43 denúncias de atraso na coleta domiciliar e uma de derramamento de chorume, todas atendidas.