A Taxa de Localização é uma das obrigações de todo cidadão que tem estabelecimento comercial. Nesta sexta-feira (31), vence o prazo para o pagamento da primeira parcela da Taxa de Localização Instalação e Funcionamento (Tlflif). Os Documentos de Arrecadação Municipal (DAM) foram enviados aos empresários ainda no mês de fevereiro.
De acordo com o diretor tributário da Semec, Alexandre Lopes, as empresas que não pagam a taxa em dia passam por alguns entraves no funcionamento do negócio.
“A empresa que estiver inadimplente e for optante Simples Nacional, por exemplo, pode ser até excluída do regime tributário, e para todas as inadimplentes, sendo Simples ou não, correm o risco de ser embargadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial, que incorporou a antiga SMCCU”, explicou Alexandre.
O valor da taxa é padronizado pelo Código Nacional de Atividades Empresarias e oscila entre R$ 133,44 e R$ 134,46 a depender da atividade comercial.
Quem perder o prazo pode gerar nova guia no site www.maceio.al.gov.br/smf, no menu à direita em Emissão de Guias, ou se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Semec (Semec), no Centro de Maceió ou nas unidades de atendimento nos postos do Já Maceió Shopping, Já Shopping Pátio ou Já Shopping Farol.
A segunda parcela da TLFLIF será enviada no próximo dia 31 de agosto.