Categorias: Maceió

Centro Pesqueiro vai levar desenvolvimento ao bairro de Pescaria

Ascom Semds

Centro Pesqueiro será construído no bairro de Pescaria

Situado no Litoral Norte da capital, o bairro de Pescaria é uma região onde, tradicionalmente, a economia gira em torno da atividade que dá nome ao local, habitado por cerca de três mil maceioenses. Para fortalecer e valorizar o comércio, favorecendo ainda o desenvolvimento socioeconômico, em breve um novo equipamento público será instalado no bairro: o Centro Pesqueiro de Pescaria, que terá a estrutura adequada para atender aos moradores que sobrevivem da atividade, além de promover a preservação ambiental na região.

O projeto para a construção do equipamento foi elaborado pelas equipes de engenharia e arquitetura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), cujo titular da pasta, Gustavo Acioli Torres, esteve no bairro nessa segunda-feira (03) para apresentá-lo aos moradores. Durante a conversa, o secretário pontuou os benefícios gerados a partir da instalação do Centro Pesqueiro e ressaltou que a obra contempla não somente os pescadores, mas a comunidade em geral, já que traz maior visibilidade econômica e turística com a estrutura.

“Este é um equipamento que, a partir da construção e funcionamento, passa a movimentar a economia, traz desenvolvimento na área do turismo e também em infraestrutura. O espaço onde será construído fica às margens da AL 101 Norte e, com o Centro Pesqueiro, os moradores que sobrevivem da atividade terão uma área estruturada, com boxes para a venda de produtos, um píer e uma marina para embarcações. Além disso, a obra vai contemplar um projeto paisagístico, com arborização e jardinagem”, disse o secretário.

Gustavo Acioli Torres destacou que o projeto foi aprovado pela comunidade por meio do diálogo, levando em consideração, sobretudo, os benefícios da obra. Ele lembra que, antes do conhecimento da proposta, havia um impasse entre os moradores sobre a aceitação, no entanto foi solucionado.

Conforme o secretário, a obra vai ser executada e custeada pela construtora Marroquim Engenharia como parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o órgão e terá a ordem de serviço assinada nas próximas semanas. Para que isso seja possível, reuniões entre a comunidade e a Marroquim estão sendo realizadas com a mediação da Semds, do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar de Alagoas, com a participação ainda do vereador Dudu Ronalsa, que acompanhou ontem a apresentação do projeto.

O titular da Semds ressaltou, ainda, que a construção também engloba ações de educação ambiental. Aos moradores, o gestor contou que o Batalhão de Polícia Ambiental está realizando um levantamento sobre os danos causados à área de mangue em decorrência do descarte ambiental de resíduos e também da ocupação irregular, o que subsidiará a Secretaria no planejamento e execução de ações de preservação, atuando na conscientização e na orientação da população.

Ao final da apresentação, Gustavo Acioli disse que o Centro Pesqueiro é uma porta aberta para o desenvolvimento e também para novas ações da Prefeitura na região. “Com a construção, a própria Marroquim deve trazer outros trabalho de infraestrutura, vai valorizar a economia e o turismo, assim como a Prefeitura já está viabilizando obras”, disse.