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Alunos do município avançam na Olimpíada do Raciocínio Lógico

Ascom / Semed

Estudantes de escolas municipais participam da 2ª fase da IX Olimpíada do Raciocínio Lógico

A fase classificatória digital da IX Olimpíada do Raciocínio Lógico MindLab já começou e 28 alunos da Rede Municipal de Educação de Maceió estão disputando vagas para a etapa nacional presencial, que ocorrerá em maio, em São Paulo. Equipes de seis escolas estão reunidas, nesta quarta (05), no laboratório de informática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para competir em quatro modalidades de jogos de raciocínio: Octi, Abalone, Dama Olímpica e Bloqueio.

A Olimpíada é iniciativa do Programa Mente Inovadora, da MindLab, que atualmente é desenvolvido em 41 escolas da Rede, com a proposta de estimular habilidades cognitivas, sociais, éticas e emocionais dos alunos.

Os professores são capacitados para trabalhar com a metodologia dos jogos e em seguida, transmitem esses conhecimentos em sala de aula, como explica a professora de matemática da Escola Municipal Silvestre Péricles, Vanessa Alves. “A preparação dos alunos ocorre durante o ano todo. Uma vez por semana, dedicamos uma hora da aula de matemática para instruir sobre os jogos, sua metodologia e estratégias, o que ajuda no desenvolvimento do raciocínio, concentração e participação do aluno em sala”, completa a professora.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) assessora o programa nas questões logísticas, disponibilizando o transporte para os alunos e professores, laboratórios de informática para os treinamentos e competição, além da realização de uma fase interna das olimpíadas que classifica os alunos mais capacitados para esta fase regional da qual estão participando neste momento.

No ano passado, alunos da Escola Municipal Lindolfo Collor foram a São Paulo representar Alagoas na fase nacional. Desta vez, o aluno Leonardo Vicente,  da Escola Municipal Pompeu Sarmento, diz estar motivado e preparado para representar Maceió. “Estou treinando muito, todos os dias. Espero ser classificado nessa etapa para poder viajar e disputar a etapa nacional”, relatou o aluno do 9º ano.

A coordenadora do Programa Mente Inovadora na Semed, Carla Gaspar, fala sobre alguns benefícios dos jogos. “Além do raciocínio lógico em si, eles aprendem a lidar com regras, leitura das jogadas dos adversários, interatividade, trabalho em grupo, concentração, paciência e o desenvolvimento de muitas outras habilidades socioafetivas, que servirão também para sua vida pessoal”, explicou.

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