APL Móveis Maceió e Entorno expõem produtos em Salão Internacional, em Milão

Cadeira e luminária que serão expostas no evento são da linha de móveis da coleção Quilombo dos Palmares

DivulgaçãoCadeira e luminária que serão expostas no evento são da linha de móveis da coleção Quilombo dos Palmares

Cadeira e luminária que serão expostas no evento são da linha de móveis da coleção Quilombo dos Palmares

Próxima parada: Milão. Mais precisamente no Salão Internacional do Móvel (iSaloni). Esse é o destino da luminária Berimbau e da cadeira Zumbi dos Palmares, artigos desenvolvidos por dois empresários atendidos pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis Maceió e Entorno e que farão parte da Mostra Be Brasil, que acontece na Universidade de Milão,entre os dias 4 e 9 de abril, durante a Semana de Design da cidade.

Ambos os produtos fazem parte da Linha de Móveis Quilombo dos Palmares, lançada no final do ano passado por 12 empresários atendidos pelo APL Móveis Maceió e Entorno que, junto aos designers Marcos Batista e Eduardo Peroni, desenvolveram uma coleção de móveis inspirada nas paisagens, cores e formas da histórica região dos Quilombos.

“É uma emoção muito grande fazer parte de uma mostra internacional de móveis. Estamos com grandes expectativas, sobretudo com relação à abertura para vendas no mercado externo”, afirmaram Neide e Luciano Andrade, proprietários da Letizia Planejados, uma das empresas atendidas pelo APL Móveis, onde foi desenvolvida a cadeira Zumbi dos Palmares.

Para que os móveis chegassem até o iSaloni em Milão, o Centro Internacional de Negócios de Alagoas (CIN/AL) intermediou o contato com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil S/A), organizadora da Mostra Be Brasil. Os móveis passaram por uma curadoria para serem selecionados e os produtores tiveram apoio do Governo de Alagoas, Sebrae/AL, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e do Sindicato das Indústrias de Marcenaria, Móveis e Esquadrias de Alagoas (Sindmarc).

A gestora do APL Móveis Maceió e Entorno, Cléa Brandão, falou sobre o trabalho desenvolvido com os empresários no Arranjo Produtivo.

“Em 2013 iniciamos o trabalho com o APL e fomos percebendo quais as necessidades dos empresários – em termos de capacitações e consultorias, para a criação de novos produtos. E assim conseguimos desenvolver um trabalho focado, com a confecção de linhas produtos alinhadas ao mercado internacional”, explicou Cléa Brandão.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Giselle Mascarenhas, a participação de móveis produzidos na coleção Quilombo dos Palmares no iSaloni é resultado de um trabalho contínuo de capacitação e assistência.

“O APL de Móveis se tornou um exemplo do que os Arranjos Produtivos se propõem a ser, com um aumento significativo nos últimos anos do número de empresas de móveis formalizadas, como também um crescimento de postos de trabalho. Participar de um dos eventos mais importantes de design do mundo é uma consequência do trabalho sério que vem sendo desenvolvido”, disse Giselle Mascarenhas.

Este ano, o Salão Internacional do Móvel de Milão chega à sua 56ª edição, firmando-se como a principal feira do mobiliário mundial e englobando, além dos componentes para decoração, equipamentos de iluminação, em uma área total de 207mil m², distribuída entre mais de 2.400 expositores. Por ser a maior feira do setor no mundo, a edição de 2016 atraiu mais de 370 mil visitantes.

Os Arranjos Produtivos Locais

 O APL Móveis Maceió e Entorno faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e pelo Sebrae/AL. Implantado em 2013, o Arranjo beneficia 70 empresas direta e indiretamente, possibilitando a participação de empresários em diversas consultorias, capacitações e eventos, com foco no desenvolvimento do negócio, mão de obra qualificada, empreendedorismo e associativismo.

O APL Móveis Maceió e Entorno é formado por empreendimentos de micro e pequeno porte da região de Maceió, Rio Largo e Marechal Deodoro que empregam centenas de pessoas diretamente, garantindo a sustentabilidade de famílias, movimentando ainda o comércio de madeira, ferro, espuma e materiais secundários, como acessórios, tintas e vernizes.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário