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Mopho volta à cena musical com Brejo; show de lançamento no Rex Jazz Bar

Toda grandeza das canções de João Paulo em lançamento da Crooked Tree Records; show de lançamento sexta-feira (21), no Rex Jazz Bar

Fernando Coelho/Divulgação

Fernando Coelho/Divulgação

Os fãs do Mopho podem falar o que quiser, não importa o que eles digam: que a melhor canção é “Tão Longe” ou que é “Não mande Flores” – ou “Caixa de Vidro” ou “Dani rabiscou”… Isso tudo é bobagem e eles sabem disso. O Mopho, cara, é como o vinho que se encorpa e apura o sabor com o decorrer do tempo. Eis a prova disso: as músicas do “Brejo”, quarto álbum da banda, lançado sete longos anos depois do “Mopho Vol. 3”, soam como clássicas, trazendo a força, a beleza, a naturalidade melódica das composições de João Paulo. A mais querida e mais influente banda de rock da cidade segue firme, com uma sonoridade que não deixa brechas para o vácuo, para a falsidade ou para o tatibitate das bandas adolescentes. O Mopho voa longe, viajando do romance das letras aos solos delirantes de guitarra e teclado.
O vocal de João Paulo amolda-se às canções com uma leveza e segurança – e uma emoção que se não se encaixa como uma luva, responde as expectativas do ouvinte como uma taça de champanhe brindando o ano novo. Ou como um copo de conhaque para abrir a goela e cantar com a verdade de quem não tem receio de expor o próprio desejo e o próprio coração. É uma festa de sentimentos e paixões: uma avalanche, uma correnteza sonora que te leva tão longe, tão perto, aqui, ali – em todo lugar. Se vinho ou cerveja, se conhaque ou uísque, tudo depende do momento: o que rolou acaba virando uma linda canção. A vida do cantor e a de todos nós, não é assim que são compostas as melhores músicas de todos os tempos? Especialmente quando o artista se dispõe a ser honesto no trabalho e a labutar com preciosismo, atendendo as exigências dele mesmo, de alguém que construiu um legado e continua a dar as cartas, reconhecendo-se como legenda criadora de um capítulo fundamental do rock alagoano e do rock brasileiro.
João Paulo canta, afinal, desvinculado do rótulo de banda psicodélica ou retrô. O psicodelismo continua, sem dúvida, com arranjos, por assim dizer, circulares: a roda gigante, o carrossel de fantasias que faz de novo acreditar no sonho, no amor e nas canções – no poder da música. A alma de João Paulo é muito velha, bicho. E ele tem consciência disso, pulando de uma canção à outra como um Merlin alquimista transformando pedra em ouro. As andanças musicais do cantor compositor guitarrista passeiam pela Jovem Guarda e Beatles, pelo Pink Floyd e pelos seminais Rita Lee & Tutti Frutti. E pela Casa das Máquinas, sempre. Não conhece essas bandas? Ah, claro que você conhece o caldeirão de rock que formou o Mopho e que continua alimentando a inspiração in natura de João Paulo.
Abra o seu coração, parece dizer o poeta, busque o seu amor – cante-o se você o perdeu. “Estou no limiar do meu desterro/ Do meu desapego/ Ancorado em mares medonhos/ Lar de agonia velada/ De fúria alucinada/ Morada da minha loucura” – ele canta em “Limiar”, já no ranking de “a melhor de todos os tempos”.
Há outras na lista das dez melhores canções de rock. “Um punhal de prata/ Cravado no peito/ Não derramem lágrimas/ Joguem meu corpo aos porcos/ Eu nunca existi”, derrama-se o bardo em “Fandango (Joguem meu Corpo aos Porcos)”. E em “Não sou de Ninguém”, ele avisa: “Ouça essa canção/ Que te fiz amor vazio/ Tu não sabes o quanto custa/ Gostar assim”.
E aí você chora e se lembra do passado, retorna às merdas que fez e às que fizeram com você. E vislumbra o ser poderoso que é, de repente na rua na chuva gritando a todo pulmões: “Faça chorar/ Deixe sangrar/ Não tenha medo/ Não hesite/ Não há fim” (“Deus está nu”, abrindo esse petardo chamado “Brejo”).
Há muito que o Mopho é um fenômeno. Desde que surgiu em 1996, a banda foi sedimentando um terreno de canções acachapantes, do tipo que grudam no ouvido e se tornam inesquecíveis, reverberando pela alma e pelo corpo: da mente alucinada ao coração apertado e vice versa. Músicas que se tornaram parte da nossa história pessoal.
Atualmente formado por João Paulo mais Dinho Zampier – tecladista e também produtor musical, junto com João, do disco “Brejo” –, e Leonardo Luiz, o sensível contrabaixista que, entre idas e vindas, acompanha essa trajetória desde 1998, para o álbum o grupo contou com a bateria de Rodrigo Peixe. Para o show de lançamento na próxima sexta-feira (21) em Maceió, convocou outra fera das baquetas, o experiente Allyson Paz.
E é isso aí. Deus salve o rock alagoano e uma vida longeva para esse monstro sagrado: o Mopho.

Mopho – lançamento do álbum ‘Brejo’ – Show de abertura: Gato Negro; discotecagem: DJ Coelho. A partir das 22h. Ingressos no site migre.me.
Rex Jazz Bar – Rua Sá e Albuquerque, 675, Jaraguá – tel. (82) 99330 2880.​

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