Neymar voltou a atuar pela equipe, que fez 3 a 0, com dois gols de Suárez e um de Rakitic
O Barcelona fez o seu papel ao bater o Espanyol por 3 a 0, fora de casa, no dérbi da Catalunha, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. A equipe, que teve a volta de Neymar, não esteve tão inspirada, mas deslanchou no segundo tempo para garantir mais três pontos na briga pelo título espanhol. Suárez (2) e Rakitic marcaram os gols do triunfo.
O resultado recoloca o Barcelona na liderança do Campeonato Espanhol, com 81 pontos, superando o Real Madrid apenas nos critérios de desempate. Os Merengues ainda têm um jogo a menos. Já o Espanyol segue com 50, na nona colocação.
A volta de Neymar foi a grande novidade do Barcelona no dérbi da Catalunha. Por outro lado, não teve Iniesta, com problema muscular. Em campo, o brasileiro não encontrou muitos espaços para triangular com Messi e Suárez. O trio MSN, muito marcado, não esteve inspirado.
Com o apoio de sua torcida, o Espanyol foi valente e criou boas chances. A primeira delas foi com Jurado, que entrou livre na área e bateu cruzado para fora. A marcação dos anfitriões era pesada, sem deixar os principais jogadores do time catalão jogarem com liberdade.
Diante da dificuldade de passar pela forte marcação, o Barcelona errava muitos passes na tentativa de deixar um dos homens de frente na boa para finalizar. Neymar tinha um pouco mais de lucidez e arriscava algumas arrancadas pela esquerda, mas não assustava o goleiro Diego López. Na melhor chance, o brasileiro cruzou e Sergi Roberto, nas costas da zaga do Espanyol, cabeceou na rede pelo lado de fora.
A situação do Barcelona melhorou no segundo tempo. Não que os jogadores tenham voltado com tanto brilho, mas por um erro da defesa do Espanyol. Jurado recuou de trivela, mas errou o passe e deixou na boa para Suárez. O uruguaio avançou e chutou na saída de Diego López, que nada pôde fazer. O gol foi importante para o Pistoleiro, que não marcava há cinco jogos.
Com a vantagem, o Barcelona encontrou mais espaços para jogar. Mas faltava inspiração. Em bom lance, Neymar obrigou o goleiro a fazer boa defesa em chute colocado. Era pouco para o time, que briga pelo título. Em um lance raro de inspiração de Messi na partida, ele arrancou, passou pela defesa do Espanyol e rolou para Rakitic fazer o segundo.
O segundo gol desmontou o Espanyol. Em mais uma falha grotesca da defesa, Suárez aproveitou para fazer o terceiro. Messi passou a ter mais espaço no fim da partida e criou boas chances. Em uma delas, Diego López fez boa defesa. Mas não fez falta para o Barcelona, que voltou à liderança do Espanhol.