Evento acontece no sábado, 6, às 9h, no Campus Marechal Deodoro, com entrada gratuita
Quais os seus livros preferidos? Quantos deles foram escritos por mulheres? E na ciência, de quantas cientistas você é capaz de lembrar? A presença da mulher na ciência e na literatura será tema do evento promovido pelo Ifal (Instituto Federal de Alagoas), em Marechal Deodoro, no próximo sábado (6), às 9h. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Professores de diferentes disciplinas participarão do debate, dando visibilidade às mulheres cientistas e escritoras de ontem e de hoje. A jornalista Lenilda Luna, integrante do Movimento de Mulheres Olga Benário, é a convidada especial do evento e falará sobre o feminismo e a luta por garantia de direitos das mulheres e demais minorias.
O evento é uma iniciativa do Laboratório de Estudos de Gênero, Raça e Sexualidade do Ifal – Campus Marechal Deodoro. De acordo com a professora Elaine Rapôso, é uma resposta didática a uma situação vivenciada em sala de aula, por alunas que foram impedidas pelos colegas de representar mulheres cientistas em uma peça teatral.
“A situação foi resolvida de forma pedagógica, mas esse tipo de atitude precisa de respostas mais amplas, que passam pelo debate e pela conscientização de que as mulheres, tanto quanto os homens, podem e devem fazer ciência. Afinal, as desigualdades de gênero ainda permeiam nossos ambientes de trabalhos e precisamos construir relações que se pautem em princípios como o da equidade”, explica Elaine.
Além dela, participam do debate os professores Carlos Alexandre (Física), Edvan Horácio (matemática) e Patrícia Emanuella (Biologia).
Serviço
Aula temática: A mulher na ciência e na literatura
Quando: Sábado, dia 6 de maio de 2017, às 9h
Onde: Auditório do Ifal – Campus Marechal Deodoro
Realização: Laboratório de Estudos de Gênero, Raça e Sexualidade (Ifal – Campus Marechal Deodoro)