Audiência pública debate, no próximo dia 15, às 9h, na Câmara Municipal de Maceió, a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual. O objetivo é discutir propostas e alternativas para evitar os graves problemas decorrentes desse mal que tem aumentado em todo País. A audiência foi proposta pelo vereador Siderlane Mendonça (PEN) e aprovada por unanimidade do Plenário da Casa.
A iniciativa faz parte do calendário do mês de abril de sessões especiais, entrega de títulos de cidadão honorário, de comendas e audiências, que marcam o reconhecimento do Legislativo municipal aos serviços prestados à sociedade por profissionais que se destacam em várias áreas de atuação.
No dia 18, será realizada sessão especial que marca o Dia Municipal de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes e a entrega da Comenda Neide Castanha. A vereadora Tereza Nelma (PSDB) é autora da proposta da sessão.
A comenda Neide Castanha foi criada em 2010 para reconhecer instituições públicas e privadas, além de personalidades da sociedade civil pela contribuição nas ações de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O calendário segue no dia 22, com a realização de sessão especial do Dia Municipal contra a Homofobia e entrega da Comenda Denilson Leite. A sessão também foi proposta pela vereadora Tereza Nelma. Serão agraciadas com a comenda a professora Maria Alcina Ramos de Freitas e a Natacha Kiss Wonderful, que se destacam na luta contra a homofobia.
Denilson Leite foi ator e professor. No ano de 2011, ele foi assassinado no bairro de Fernão Velho, em Maceió. As circunstâncias cruéis do crime tiveram ampla repercussão à época. As investigações concluíram que o crime foi motivado por questões homofóbicas. O criminoso foi julgado e condenado.
Decreto Legislativo publicado no Diário Oficial do Município de Maceió, em 20 de setembro de 2013, criou a Comenda Denilson Leite, que é conferida a trabalhadores e autores da arte e da cultura e instituições que tenham prestado serviços ao desenvolvimento cultural e na luta contra a homofobia.