Categorias: Maceió

Seminário discute políticas públicas para população LGBT

Divulgação

Seminário LGBT

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Diretoria de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos e da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, está com inscrições abertas para o II Seminário de Políticas Públicas para a População LGBT. O evento faz parte da programação do mês da visibilidade contra a lgbtfobia.

O seminário será realizado nos dias 16 e 17 de maio, no Auditório Nabuco Lopes, conhecido como auditório da Reitoria, que fica no Campus da Ufal em Maceió. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pela Internet. Para se inscrever, clique aqui.

A sigla LGBT designa não só os diversos tipos de orientação sexual, mas principalmente dá nome e sentido às identidades de gêneros como a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

O coordenador de Política para a Diversidade Sexual da Semas, José Roberto, reforça que o II Seminário de Políticas Públicas para a População LGBT vai discutir as relações dessas identidades de gênero ao trazer discussões que apontam para a visibilidade ou invisibilidade social de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.  “Temos a compreensão de que é necessário ousar e garantir a consolidação de políticas públicas que promovam a cidadania das pessoas que estão vulneráveis socialmente e historicamente”, disse.

O Seminário tem início na terça-feira (16) com a conferência de abertura que vai abordar o tema “Corpos (in) visibilizados: a negação dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”, às 20h. Ainda na terça-feira, haverá a entrega da Prêmio Renata Junon de Direitos Humanos, promovido pelo Conselho Municipal LGBT.

Já quarta-feira, dia 17, o seminário será retomado às 8h30, quando a primeira mesa vai abordar o tema “A diversidade como valor em uma sociedade inclusiva”. A segunda mesa vai discutir, às 10h, a Saúde da População LGBT. Ainda são temas de discussões durante o evento, “Direitos Negados, Identidades de Gênero e a resistência do Legislativo” e a “A (In) visibilização na Escola, Planos de Educação e a Exclusão das Identidades de Gênero e Orientação Sexual”, entre outros.

Mais informações sobre o II Seminário de Políticas Públicas para a População LGBT podem ser obtidas pelo telefone (82) 9 9694-7441.

PROGRAMAÇÃO

17h – CREDENCIAMENTO

18h30 – ABERTURA

19h – Entrega do Prêmio Renata Junon de Direitos Humanos (Conselho Municipal da Cidadania e dos Direitos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais)

20h – MESA DE ABERTURA

Tema: Corpos (in) visibilizados: A Negação do Acesso aos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Convidado: Delegada da Polícia Civil, Luci Mônica Moura Ribeiro Rabelo (Secretaria Executiva de Políticas de Segurança Pública – Secretaria de Defesa Social do Estado de Alagoas); Professora Ms. Pesquisadora, Regina Lopes

8h30 – Apresentação artística cultura LGBT.

9h – MESA– A diversidade como valor em uma sociedade inclusiva.

Mediador – Assistente Social, Coordenadora da Pessoa com Deficiência Analina Calheiros Costa – SEMAS

Convidado: Psicóloga Esp. Ubiratania Maria Amorim de Souza Rodrigues Soares, Coordenadora da Educação Especial da SEMED, Assistente Social, Sheila Mendes, Coordenadora de Idosos do CERIV da Associação Pestalozzi de Maceió; Fonoaudiologia da APAE, Claudionilson de Almeida da Silva.

10h – MESA – Saúde da População LGBT

Mediador: Conselheiro Municipal de Saúde, Conselheiro Estadual LGBT, Igor Nascimento.

Convidado: Enfermeiro, articulador do Fórum Estadual da Saúde LGBT da Secretaria Estadual de Saúde – SESAU, Robert Lincoln Barros Melo; Formando em Psicologia, Cauê Assis de Moura; Residente em Psicologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes- HUPAA, Cientista Social e Ms em Psicologia, Anne Rafael e Telmira Santos.

11h – MESA – Direitos Negados, Identidades de Gênero e a resistência do Legislativo. 

Mediador: Conselho Municipal de Cidadania e Direitos LGBT.

Convidado: Prof.ª Dra. Elvira Barreto; Presidente da Comissão de Direitos Humanos Vereadora Por Maceió Tereza Nelma Porto Vianna.

13h30 – MESA – A (In) visibilização na Escola, Planos de Educação e a Exclusão das Identidades de Gênero e Orientação Sexual.

Mediador – Prof.ª Ms. Maria Alcina (Cininha), Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (CECD/LGBT) AL.

Convidados: Professor Doutorando em Ciências Sociais – Eden de Lima; Consultora, Terapeuta, Educadora Sexual e Comunicadora – Milka Freitas.

14h30 – MESA – Direitos Humanos e os direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Mediador: Conselho Municipal de Direito e Cidadania LGBT

Convidada: Rita de Cassia Tenório Mendonça, Superintendência de Políticas para os Direitos Humanos e a Igualdade Racial; Advogado Alberto Jorge Ferreira dos Santos (Betinho) Presidente da Comissão de Defesa das Minorias Étnicas e Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Alagoas).

Mestrando em Ciências Sociais, Adriano Nunes.

15h30 – Apresentação artística cultura LGBT.

15h30 – MESA – Religião e Diversidades: A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais.

Mediador: Tereza Olegário, Coordenadora da Igualdade Racial – SEMAS.

Convidado: Prof. Cientista Social, Ms em Educação Brasileira, Fabson Calixto.