Categorias: Futebol

Com gol de Ábila, Cruzeiro breca fase ruim e vence São Paulo

Raposa estancou a crise que começou na semana passada, e abre o Campeonato Brasileiro com vitória sobre o Tricolor por 1 a 0.

Alexandre Guzanshe / EM / D.A. Press

Alexandre Guzanshe / EM / D.A. Press

O destino quis que, logo no primeiro jogo do Campeonato Brasileiro, um dos maiores clássicos do futebol nacional acontecesse com um encontro entre times vivendo um cenário bastante semelhante. Só que neste duelo de pressionados, quem saiu com uma vitória magra por 1 a 0, no Mineirão, foi a Raposa, derrubando assim o Tricolor e colocando ainda mais ‘lenha’ na fogueira de Rogério Ceni.

Na parede 

Cruzeiro e São Paulo se enfrentaram, neste domingo, no Mineirão, ainda tentando assimilar as frustrações seguidas e recentes no Estadual e na Sul-Americana. Para as pretensões da dupla na atualidade, o esperado era de um momento mais promissor.

Mudanças na equipe e desempenho celeste  

A chance apareceu no primeiro jogo de um dos principais compromissos do ano, em um Dia das Mães com as arquibancadas do Mineirão longe de receber um bom público. Para o duelo, Mano Menezes aproveitou a fase não muito positiva da equipe para realizar mudanças importantes. Fábio e Dedé ganharam a vaga de titular, substituindo Rafael e Caicedo, respectivamente.

Sem Rafael Sóbis e Thiago Neves, o Cruzeiro precisou se virar sem duas importantes peças ofensivas para começar o campeonato com o pé direito. Depois de muitas dificuldades no primeiro tempo, o resultado positivo veio graças a um gol de Ábila no inicio da etapa complementar, fazendo a crise no time do Morumbi ganhar força. O argentino segue mostrando seu faro de artilheiro a favor do Cruzeiro, que se livrou de perder pontos em casa após uma atuação longe de ser satisfatória.

Sem perder tempo, os donos da casa trataram de pressionar a saída de bola do Tricolor desde o começo. A opção mostrou que poderia dar certo com o time paulista tendo dificuldades na transição e perdendo jogadas ainda no seu campo defensivo. Faltava aos celestes um capricho maior nos últimos passes.

A ideia do time de Rogério Ceni de aproveitar os erros do Cruzeiro para sair em velocidade parecia clara. Nas três chances criadas, os visitantes pecaram na hora de finalização. O Cruzeiro sofreu do mesmo mal com Ábila, aos 31min.

Em falha clamorosa de Rodrigo Caio, o atacante argentino roubou a bola para ficar cara a cara com Renan Ribeiro, finalizando nas pernas do arqueiro. A ameaça de vaia no intervalo, que poderia prosseguir no segundo tempo, desapareceu assim que Ábila abriu o marcador em mais uma falha da defesa do São Paulo.

Com pouco a perder, não restou outra opção para o time de Ceni do que partir pra cima. Mesmo com mais posse, o São Paulo se precipitava em excesso e não conseguia criar lances de perigo. Com limitações ofensivas e defensivas, o time paulistano mostrou que poderá ter muito trabalho se não equilibrar suas ações no campeonato. A falta de qualidade do adversário poupou o time celeste de um outro resultado.

O Cruzeiro, na frente, preferiu se retrair par segurar o resultado e tentar garantir os três pontos em alguma saída rápida de contra-ataque. Mesmo correndo riscos, o time de Mano Menezes se segurou como pôde para confirmar uma vitória que faz o campeonato começar com o pé direito, mesmo com uma pegada sem a firmeza do começo da temporada.

No próximo domingo, às 19h, o Cruzeiro visita o Sport, em Recife.