Categorias: Educação

Seduc abre vagas para professores temporários que atuem na rede pública estadual

Processo Seletivo Simplificado serve para compor banco de dados de monitores. As inscrições podem ser feitas no site www.educacao.al.gov.br

Valdir Rocha

Número de vagas é de acordo com a carência da rede, e a carga horária vai de 20 até 60h, dependendo do cargo escolhido

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pulicou, nesta segunda-feira (15), edital para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a composição do banco de dados dos professores temporários para atuarem nas escolas da rede pública estadual. O número de vagas é de acordo com a carência da rede, e a carga horária vai de 20h até 60h, dependendo do cargo escolhido.

De acordo com o superintendente de Valorização de Pessoas da Seduc, Carlos Henrique Palmeira Chaves, um terço das horas semanais serão utilizadas para a preparação do conteúdo ministrado em sala de aula.

“É importante ressaltar a importância da contratação dos professores temporários, tendo em vista que os mesmos suprem uma carência temporária ocasionada pelo afastamento dos professores efetivos, devido a algum problema de saúde. Os nossos professores temporários são tão qualificados quanto os efetivos”, afirma Chaves.

Para conferir o Edital Nº 031/2017 completo, acesse o Diário Oficial do Estado (DOE), desta segunda-feira (15), entre as páginas 20 e 25, ou clique neste link . As vagas disponíveis são ofertadas para cursos como auxiliar de sala, professor monitor dos anos iniciais, de matemática, biologia, física, inglês, língua portuguesa, arte, educação física, entre outras.

O PSS será avaliado pela comissão composta por membros da superintendência de Valorização de Pessoas da Seduc. O processo será realizado em uma única etapa, que analisa o título dos candidatos, que poderão ser convocados e contratados. A validade do processo é de dois anos, a partir da data do resultado final.

A etapa de homologação de títulos contará com a presença somente dos candidatos inscritos e convocados para a sede da Gerência Regional de Educação (Gere) a qual ele se inscreveu. Caso algum candidato não compareça à convocação e entrega de documentos, ele será desclassificado.

Requisitos e inscrições

Para participar do processo seletivo, o interessado deve ser brasileiro nato, naturalizado, ou devidamente legalizado no Brasil, ter no mínimo 18 anos à época da contratação, possuir escolaridade mínima exigida para o cargo inscrito, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, não possuir antecedente criminal, não ter sido demitido do serviço público e ter disponibilidade de, no mínimo, 20 horas semanais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br) ou no endereço eletrônico www.sigepro.educacao.al.gov.br. O candidato poderá realizar somente uma inscrição e, assim que efetivada, não haverá alteração para o cargo escolhido pelo candidato.

No caso das pessoas portadoras de alguma deficiência, será aberto um banco de dados específico, com um percentual de 5% das convocações que surgirem ao longo do período. Consideram-se pessoas com deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99.