O auditor fiscal do trabalho Leandro Carvalho e o superintendente do Ministério do Trabalho em Alagoas, Israel Lessa estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (25) com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira. O objetivo do encontro foi firmar uma parceria entre a superintendência e a prefeitura para o programa Jovem Aprendiz.
Segundo Israel Lessa, a reunião foi para buscar a parceria com a Prefeitura de Maceió. “Acreditamos que o município é o local ideal para que os jovens aprendizes possam aprender técnicas profissionais que serão muito importantes ao longo de suas carreiras”, disse Lessa.
O auditor fiscal do trabalho, Leandro Carvalho, explicou um pouco do projeto para o prefeito e disse que no encontro que a inclusão dos aprendizes sociais de empresas que não tem local adequado para os aprendizes trabalhar não terá ônus para o poder público. “Queremos uma parceria com a prefeitura para que jovens aprendam uma profissão e que as empresas que trabalham com o poder público cumpram a legislação de inserir os aprendizes”, disse Carvalho.
Leandro Carvalho informou que o número há um déficit de cerca de três mil vagas para o programa de Jovens Aprendizes. “A quantidade de jovens que poderão ser contratados pelo governo poderá aumentar. Nós apresentamos o projeto ao governo e deixamos uma minuta do termo de compromisso para que o poder estude e assim possamos celebrar o acordo”, informou o auditor fiscal do trabalho.
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, se mostrou receptivo a ideia de colaborar com o projeto. “Hoje tivemos a primeira reunião com o superintendente Israel Lessa e o auditor fiscal do trabalho, Leandro Carvalho e já disse que a prefeitura está de braços abertos, inclusive marcamos os desdobramentos para a próxima segunda (29) para que possamos firmar um convênio e assim absorver a mão de obra do aprendiz social que é tão importante”, disse Rui Palmeira.
De acordo com o prefeito, a inserção destes jovens no mercado de trabalho, é muito importante, não só do ponto de vista social, mas pensando no combate de violência. “O jovem que tem perspectiva de futuro tem uma chance menor de ir para o crime. É do nosso total interesse inserir esses jovens no mercado de trabalho”, finalizou o prefeito.
Também esteve presente a reunião, o secretário de trabalho do município, Ricardo Lessa.