Mama responde por quase 1/3 dos casos novos de câncer em mulheres
O encontro mensal do Projeto Mama, também conhecido como Mulheres Vencedoras, discute a importância dos cuidados de enfermagem no tratamento de pacientes oncológicos. Para apresentar o tema foram convidadas as enfermeiras Poliana Brito (quimioterapia) e Karliene Batistaapia) e Karliene Batista (radioterapia), ambas da Santa Casa de Maceió.
Em pauta, dicas sobre como minimizar os efeitos do tratamento, esclarecimentos sobre a quimio e a radioterapia entre outros temas livres propostos pelas participantes.
O projeto
Criado em 2008, o Projeto Mama realiza encontros psicoeducativos com mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama ou que se interessem pelo tema.
Articulado pela Santa Casa de Maceió, o Grupo Mulheres Vencedoras tem apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer
Nos encontros, as psicólogas Anamarina Soares e Elizangela Falcão realizam o acompanhamento psicológico do grupo, momento reservado do qual só participam as psicólogas e as participantes do projeto.
Os encontros abrem espaço também para palestras educativas com especialistas da Santa Casa de Maceió. Entre os convidados estão radiologistas, oncologistas, nutricionistas, odontologistas, enfermeiras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, cirurgiões, fisioterapeuta etc.
“O grupo não é apenas receptor de informação. As participantes atuam como multiplicadoras de informação na comunidade em que vivem”, disse Anamarina Soares.
Conhecendo a doença
Na opinião de Elizangela Falcão, a melhor forma de enfrentar o diagnóstico de câncer de mama e o seu tratamento é conhecer a doença e compartilhar este momento com outras mulheres com o mesmo problema.
A iniciativa reúne, sempre na última segunda-feira do mês, mulheres que vivenciaram a realidade do câncer de mama ou que simplesmente desejam conhecer mais sobre o tema.
Mama representa 28% dos diagnósticos anuais de câncer em mulheres
O grupo “Mulheres Vencedoras” nasceu como uma resposta aos alarmantes números que cercam o câncer de mama no Brasil e em Alagoas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, em 2017 estão previstos nada menos que 520 casos novos em Alagoas, 270 só na capital. No Brasil, são esperados este ano 58 mil novos casos – o número representa 28% dos diagnósticos anuais de câncer em mulheres.
As palestras do Projeto Mama não são exclusivas para pacientes ou pessoas que receberam tratamento na Oncologia da Santa Casa de Maceió. A ideia do projeto é levar esclarecimento a todas as pessoas que, tendo ou não histórico ou sintomas de doenças mamárias, queiram se informar e trocar experiências sobre o tema.
Organizado pela Rede Feminina, o lanche servido no encontro é balanceado, com opções como suco de frutas, sanduíche, fruta, barra de cereais ou bombons.