Categorias: Economia

Agência autoriza reajuste de quase 10% na tarifa de água em Alagoas

Os serviços da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), alvos de constantes reclamações, serão reajustados em quase 10% a partir de 1º de julho. O reajuste tarifário foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) e publicado na edição desta quinta-feira, dia 1º, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Inicialmente, a Casal solicitou reajuste de 14,34% em sua atual tarifa. Contudo, a agência reguladora autorizou 9,76%. De acordo com a assessoria de comunicação da Arsal,  foram considerados aumento no valor da energia elétrica e de insumos para se chegar à nova tarifa.

A Casal também teria apresentado em sua planilha investimentos na ordem de R$ 103 milhões e, que, a julgar pelo reajuste, será ‘fatiado’ com o consumidor. O reajuste atinge todas as categorias de consumo.

Em 2016, o reajuste da tarifa foi da ordem de 16,5%.  Também há época foram considerados o reajuste na tarifa de energia elétrica e a variação cambial que aumento os custos dos produtos destinados ao tratamento da água.