Quatro filmes com carimbo do Brasil concorrem a prêmios no Prêmios Platino de Cinema Ibero-americano. Conforme lista divulgada nesta quarta-feira (31), “Aquarius” foi indicado nas categorias de ficção, interpretação feminina (Sonia Braga) e direção (Kleber Mendonça Filho). Sonia foi, inclusive, agraciada com o prêmio de honra da primeira edição do Plantino, em 2014.
“Boi neon”, do pernambucano Gabriel Mascaro, foi indicado a melhor direção de fotografia (Diego Garcia). Já “Cinema Novo”, do brasiliense Eryk Rocha, filho do cineasta baiano Glauber Rocha, está no páreo de melhor documentário.
Na categoria animação, o Brasil é representado pela coprodução hispano-brasileira “Bruxarias”.
O longa-metragem espanhol “Un monstro vien a verme”, de Juan Antonio Bayona, é o que tem maior número de indicações e concorre a direção, canção original, direção de arte, direção de fotografia, direção de som, montagem, educação e valores.
Em segundo, “Julieta”, de Pedro Almodóvar, briga pelos troféus de ficção, interpretação feminina (Emma Suárez), canção original e direção. A cerimônia de premiação será em Madrid, na Espanha, em 22 de julho. O Platino foi criado pela Entidad de Gestión de Derechos Audiovisuales (Egeda) e pela Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (FIPCA).