As quadrilhas são o ponto alto das festas juninas brasileiras. A dança anima escolas, empresas, clubes e desperta o espírito junino por onde passa. Juntas a bandeirinhas, balões e fogueiras, formam os símbolos típicos dos festejos desta época.
As quadrilhas matutas preservam a essência da dança caipira com seus ‘alavantus’ e ‘anarriês’, chapéus de palha e roupas remendadas. Já as estilizadas capricham nos cenários dinâmicos, roupas luxuosas, músicas e temas próprios. De qualquer forma, prestigiar esta manifestação cultural faz parte das raízes do povo nordestino.
Para valorizar a tradição e garantir espaço destes festejos na programação dos comerciários e público em geral, o Sesc promove, em conjunto com outras instituições, três concursos de quadrilhas. As apresentações começam dia 05 e seguem até 28 de junho.
O Concurso Sesc/Semed é formado por quadrilhas matutas, que são compostas por alunos das escolas públicas de Maceió. O evento abre a temporada de competições, com disputas entre 05 e 07 de junho. De 12 a 14, acontecem as eliminatórias do grupo especial de quadrilhas estilizadas, promovido pela Liga de Quadrilhas de Alagoas (LIQAL). Os grupos de acesso do concurso se apresentam nos dias 21, 22, 24 e 26. Todas as apresentações começam às 20h.
Já o Concurso Forró e Folia, que este ano reúne apresentações de 20 quadrilhas, acontece de 15 a 20 de junho e é uma parceria entre a LIQAL, o Sesc Alagoas e a Organização Arnon de Mello (OAM). Por fim, as finais dos concursos serão entre 27 e 28 de junho. Todas as exibições são gratuitas.