Envio será feito após solicitação da Sesau e medicamentos atenderão desabrigados
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) conseguiu, junto ao Ministério da Saúde (MS), o envio de 27 kits com medicamentos e insumos para atender os 27 municípios inclusos no Decretado de Situação de Emergência, em razão das fortes chuvas. O material foi garantido após videoconferência entre técnicos da Sesau e o Comitê de Operações Especiais do MS, que presta apoio aos Estados em situações de desastres.
Cada um dos kits que o Ministério da Saúde irá enviar é abastecido com 30 tipos de medicamentos e 18 tipos de insumos, que poderão atender até 1.500 pessoas ao mês. Quando o material chegar a Alagoas, ele será encaminhado para as Secretarias de Saúde dos municípios afetados pelas fortes chuvas, que ficarão responsáveis por disponibilizá-los à população desalojada e desabrigada.
“Com a entrega desse material poderemos atender cerca de 40 mil pessoas que estão sofrendo com as enchentes. No kit constam antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, ataduras, seringas e sais para reidratação oral. Eles serão fundamentais nos municípios que estiverem com casos de diarreia aguda, onde o paciente perde muita água e precisa repor os nutrientes perdidos”, destacou Elisabeth Rocha, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau.
Qualidade da Água – Além da falta de remédios nos municípios, outra preocupação da Sesau está na qualidade da água que será consumida pela população dos municípios atingidos pelas chuvas e pode estar contaminada. “Agora o nosso laboratório móvel de análise de água está em Pilar para verificar a potabilidade da água para o consumo e se existem riscos de transmissão de doenças de veiculação hídrica como hepatite, febre tifoide, leptospirose e a diarreia”, afirmou a gerente da Sesau.
E por essa escassez de água potável para consumo humano nos municípios atingidos pelas fortes chuvas, a Sesau está disponibilizando hipoclorito de sódio para essas localidades. “O hipoclorito de sódio irá ajudar na desinfecção da água para que a população possa utilizá-la sem medo de se contaminar com essas doenças. É importante orientar a população que o hipoclorito deve ser utilizado apenas em alimentos e na água a ser consumida”, orientou Elisabeth Rocha.
Vacinas – Além desse equipamento para a prevenção de doenças hídricas, a Sesau também está enviando doses das vacinas contra hepatite B, influenza, difteria e tétano para os municípios que precisarem. Também foi solicitado ao Ministério da Saúde o envio de 30 mil doses da vacina contra hepatite A para reforçar o quantitativo já existente em Alagoas.