Apesar do surto de diarreia que atinge 38 municípios alagoanos pós-período de enchentes, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informa, nesta terça-feira (06), que Maceió segue com estatística considerada normal referente ao número de casos da doença.
De acordo com dados fornecidos pela assessoria de comunicação da Sesau, de janeiro a maio, foram registrados 4.763 casos em Maceió. Nesse mesmo período em 2016 a secretaria contabilizou 7.068 casos, o que mostra até agora um decréscimo de 48,39%.
Apesar dos números positivos para a administração municipal, o alerta que foi dado para o interior segue igual para a capital, já que as chuvas atingiram a parte alta da cidade, onde o saneamento básico é precário.
A diarreia é uma das doenças mais comuns no mundo e, segundo dados da Fundação Bill e Melinda Gates, mata meio milhão de crianças. Boa parte delas provenientes de países com dificuldade de acesso a água limpa e condições sanitárias eficientes.
Até o momento, ainda segundo levantamentos da Sesau, 38 municípios alagoanos seguem com alerta vermelho por registrar aumento no número de casos de diarreia. De janeiro a maio deste ano foram notificados no Sistema de Vigilância das Diarreias da secretaria, 53.700 casos, que comparados com o mesmo período de 2016, onde foram notificados 41.589 casos, apresenta um aumento significativo de 29,12%.
“O ideal, principalmente nos casos de pessoas atingidas pelas enchentes, é que antes de consumir água, tanto para cozinhar, como para beber, possam fervê-la. Também é necessário que, antes de preparar os alimentos, as mãos sejam higienizadas, além de ser aplicado hipoclorito de sódio na água onde os alimentos serão lavados”, orienta a técnica do Programa de Combate às Doenças de Veiculação Hídrica da Sesau, Jean Lúcia dos Santos.
Veja lista de municípios que notificaram aumento dos casos:
Mata Grande, Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Canapi, Piranhas, Maravilha, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Palestina, Olho D’Água das Flores, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Batalha, Jaramataia, Major Isidoro, Cacimbinhas, Minador do Negrão, Craíbas, Girau do Ponciano, Traipu, São Braz, Porto Real do Colégio, Feira Grande, Arapiraca, Igaci, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Belém, Maribondo, Cajueiro, Pilar, Marechal Deodoro, União dos Palmares, São José da Laje e Limoeiro de Anadia.