Alunos do Centro de Estudo de Pesquisas Aplicadas (Cepa) bloqueara um trecho da Avenida Fernandes Lima em frente ao Centro Educacional. Os estudantes alegam que o transporte escolar não está sendo oferecido, o que tem impedido deles chegarem à escola.
Dois estudantes ainda chegaram a ser algemados e colocados dentro da mala de uma das viaturas da Polícia Militar de Alagoas, mas momentos depois foram liberados.
Os estudantes afirmam não ter condições de pagar R$ 7,00 diariamente para chegar à escolar. O transporte foi interrompido devido à falta de pagamento dos transportadores. Uma reunião foi agendada para as 10h para o setor de transportes da Secretaria de Educação para tentar solucionar o problema.
Durante a manifestação, os alunos enfrentaram alguns motoristas que tentaram furar o bloqueio. A Polícia Militar foi acionada para mediar o protesto. Os alunos afirmam que se o problema não for resolvido, eles voltarão a bloquear a via.
Nota da Seduc
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que houve o fim do contrato de prestação de serviço com a antiga empresa que realizava o transporte escolar no dia 31.
A Seduc ressalta ainda que autorizou que o transporte dos estudantes fosse realizado até o início do recesso, mas eles não quiseram porque queriam garantias de continuidade.
No retorno das aulas, a Secretaria de Estado da Educação irá distribuir o passe estudantil para os maiores de 14 anos e os menores continuarão sendo transportador por outra empresa.
Os alunos em vez de procurar a secretaria, foram incitados pelos motoristas da empresa. Ontem uma pequena comissão composta por cinco estudantes procurou o secretário e tudo foi explicado, no entanto áudios e mensagens dos motoristas dizendo que o transporte seria retirado, foram espalhados.