Categorias: Política

PL que regulamenta transporte alternativo é lido em Plenário

Ascom/Câmara

Vereador Silvanio Barbosa

Passou a tramitar na Câmara Municipal de vereadores, projeto de lei que pretende regulamentar os serviços do transporte alternativo de passageiros em Maceió. Após ser lido na sessão ordinária desta quarta-feira (7) no Plenário da Casa, o PL foi enviado para as comissões permanentes como as de Constiuição e Justiça e Serviços Públicos para receber parecer. Só depois será colocado para votação em duas discussões. Em seguida, vai para sanção ou veto do Executivo. O projeto de lei é de autoria do vereador Silvânio Barbosa (PMDB).

O parlamentar explicou a sua iniciativa que busca estabelecer regras para o transporte alternativo dentro na capital alagoana. Segundo Silvânio Barbosa, o PL pretende, entre outras coisas, atender a população carente e mais distante do centro da capital alagoana.

“Como existe projeto cujo objetivo é disciplinar o transporte coletivo, tomei a iniciativa, depois de reunião com a Associação dos Transportadores Alternativos de Maceió, apresentar esse PL para também regulamentarmos os alternativos. No projeto, há a criação de pontos de parada e terminais, assim como há para os ônibus. Também queremos estabelecer horários em espaços de tempo, onde o coletivo não atende. Para se ter ideia, comunidades como ABC, Rio Novo, Denisson Menezes, Carminha e Santos Dummont, depois das 18h não há mais coletivo a não ser no Integração. A partir das 19h30, nessas localidades, diminui em 80% os ônibus e a população não pode mais sair de casa para nenhum compromisso”, declarou o parlamentar.

Além disso, explica o vereador, regulamentar o transporte alternativo em Maceió fará com o município passe a arrecadar mais. O PL também prevê que os motoristas alternativos seja qualificados, através de cursos, para prestar o serviço à comunidade maceioense.

AVALIAÇÃO

O PL de Silvânio Barbosa foi comentado por alguns vereadores. “O projeto do colega vereador Silvânio Barbosa é bastante interessante. Contudo, requer ampla discussão sobre os desafios para melhorar o transporte público de nossa capital”, disse José Márcio Filho (PSDB), que está em sua primeira legislatura na Casa de Mário Guimarães.
Já Davi Davino (PP) avaliou que o projeto apresentado pelo vereador do PMDB representa o atendimento a um apelo da categoria que busca sua regulamentação.
“Mas, de toda forma, é preciso fazer um estudo sobre que tipo de impacto isso teria nos setores que representam o transporte público e a prefeitura de Maceió. Assim, creio, acharíamos o melhor caminho para o problema”, destacou Davino.