Com gol de Bruno Cortez, o Tricolor venceu a equipe baiana e segue na vice-liderança
Na noite desta segunda-feira, o Grêmio entrou em campo para enfrentar o Bahia, pela pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado da partida foi positivo, com uma vitória por 1 a 0.
Se viu um primeiro tempo equilibrado, com muitos contra-ataques de ambos os lados. O Grêmio tentou chegar, mas sempre foi barrado pela defensiva baiana. Apesar disso, o Tricolor foi quem teve maior posse de bola.
Já na segunda etapa, o jogo foi mais complicado. Os visitantes ameaçaram por diversas vezes e levaram perigo a meta gremista. Foi depois de muito insistir, aos 40 minutos, que o Grêmio conseguiu abrir o marcador. Depois de uma cobrança de escanteio feita por Luan, a bola foi desviada no primeiro poste por Geromel e Bruno Cortez apareceu na pequena área para mandar para o fundo das redes.
Com o resultado, o Tricolor conquista mais 3 pontos, segue na vice-liderança, chegando a 15, apenas atrás do líder Corinthians, que está com 16 pontos.
Escalação: Marcelo Grohe, Edilson, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Michel, Arthur, Maicon, Ramiro, Pedro Rocha e Luan.
Banco: Léo, Rafael Thyere, Bressan, Bruno Rodrigo, Jailson, Kaio, Lincoln, Everton, Fernandinho e Beto da Silva.
O trio de arbitragem foi comandado por Eduardo Tomaz de Aquino Valadão, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence.
O jogo:
Primeiro Tempo
A saída de bola nesta etapa foi da equipe do Bahia, que teve uma falta a seu favor na intermediária de ataque. Juninho foi para a cobrança e bateu direto nas mãos do goleiro Marcelo Grohe.
Aos 3′, o Grêmio chegou pela primeira vez, com Edilson, que recebeu passe de Maicon na direita. O lateral chutou cruzado, mas a zaga baiana afastou.
O Tricolor chegou novamente pela esquerda minutos depois. Maicon acionou Pedro Rocha, que puxou para o meio e finalizou bem, mas a bola acabou passando à esquerda do gol de Jean.
Os visitantes responderam e se lançaram ao ataque com Zé Rafael, que na frente da área chutou. Grohe caiu para fazer a defesa em dois tempos.
Os gremistas tentaram chegar mais uma vez, agora trocando passes pelo meio. A bola chegou a Arthur, que esticou para Edilson, pela direita, mas o zagueiro adversário conseguiu proteger, até ela se perder pela linha de fundo.
O Bahia chegou com perigo aos 10 minutos. Zé Rafael fez uma boa jogada individual, passou pela marcação e ia entrando na área gremista, mas Michel conseguiu chegar a tempo e cortar. Na cobrança de escanteio, a bola foi alçada na área para o volante gremista afastar.
Respondendo ao ataque, o Grêmio chegou com Ramiro e Luan. O meio-campista mandou por cobertura para o camisa 7, que entre marcadores, tentou o domínio, mas houve o desarme.
Depois de trabalhar a bola, Edilson recebeu na direita e cruzou para Arthur. O volante dominou no peito e tentou bater. A bola desviou na zaga e saiu para escanteio, com 18 minutos de bola rolando.
Chegando com perigo novamente, Michel tentou fazer um lançamento na área, buscando Ramiro, mas a bola explodiu na defensiva. Aos 24′, Pedro Rocha fez uma jogada rápida e acionou Ramiro, no centro. O meia mandou direto, mas a bola subiu demais.
No contra-ataque, Luan saiu em velocidade e serviu Pedro Rocha. O atacante chutou, mas defesa cortou para escanteio. Na cobrança, o camisa 7 alçou na área, mas Jean afastou.
O Grêmio rodou a bola até ela chegar a Edilson, na direita. O lateral cruzou de três dedos, buscando Pedro Rocha, mas Jean saiu da meta para fazer a defesa, isso com 28 minutos. Logo em seguida, Arthur fez um bom lançamento para Cortez, que foi a linha de fundo e tentou o cruzamento, mas a zaga fez novo corte.
O Tricolor teve uma falta a seu favor, pelo lado direito de ataque. Luan colocou na área, mas Tiago afastou para o Bahia. Na sobra, Geromel tentou acionar cortez, mas defesa mandou para escanteio. Na nova cobrança, o camisa 7 mandou novamente na área, Geromel subiu, mas o baianos cortaram.
Uma grande jogada de luan, que passou por três marcadores e colocou pra Ramiro, na direita. O meia devolveu o passe para o atacante, que deslocou a zaga e chutou colocado, mas Jean segurou.
Depois de boa trama, Luan recebeu no meio, fez um drible de corpo e chutou de longe. Pegou embaixo da bola e ela subiu demais.
A melhor oportunidade do Bahia veio aos 35 minutos. Eduardo fez uma jogada pela direita, acionando Allione. O meia rolou para Zé Rafael, que chutou cruzado. Grohe caiu para defender e segurou firme.
Depois de recuperar a bola no campo de ataque, Ramiro recebeu na ponta direita e levantou no meio da área do Bahia. Tiago cortou. Na sequência, Pedro Rocha recebeu dentro da área e, cara a cara com Jean, mandou por cobertura, mas o goleiro conseguiu excelente defesa.
Em resposta o Bahia atacou. Allione mandou na área, mas Cortez conseguiu cortar o perigo.
Aos 41′, depois de uma cobrança curta de escanteio, Luan recebeu e cruzou no segundo poste, para Cortez, que entrava em velocidade, mas a bola bateu no lateral e se perdeu pela linha de fundo.
Se mantendo no ataque, Luan cobrou escanteio na primeira trave; Edgar Junio cortou pra escanteio. Na segunda cobrança, Geromel tentou alcançar na área, mas a bola explodiu na marcação. Houve um terceiro escanteio. Luan colocou próximo a marca penal e Michel subiu, mas dividiu com o arqueiro baiano, que defendeu e já ligou contra-ataque.
O Bahia teve uma chance também com escanteio. A bola foi alçada na área, afastada, mas Zé Rafael pegou a sobra e mandou uma bomba nas arquibancadas.
A última chance da primeira etapa foi do Tricolor. Arthur ajeitou para Luan na entrada da área, que dominou, mas mandou pra fora, com muita força.
Jogo finalizou aos 46 minutos.
Segundo tempo
O Grêmio voltou a campo com a mesma formação e teve a saída de bola nesta etapa.
Logo no primeiro minuto, pela direita, Ramiro foi a linha de fundo e cruzou, mas a defensiva cortou e recolocou a bola em jogo para os baianos. Já os adversários tiveram uma falta da intermediária; a bola foi alçada na área, mas afastada pela zaga tricolor.
O Grêmio tentou chegar aos 5′, com Maicon fazendo um lançamento na área para Ramiro, mas Jean se adiantou e segurou firme.
Trocando passes, o tricolor chegou novamente. Da intermediária esquerda, Luan cobrou uma falta e mandou na marca penal, mas a defensiva adversária afastou.
Substituição no Tricolor: Saiu Arthur, entrou Everton, aos 15 minutos.
Os baianos no ataque e com perigo. Ferrareis dominou na entrada da área e chutou, mas a bola foi para fora, pela direita.
O Grêmio respondeu com Edilson, que fez um cruzamento no primeiro poste, mas Jean fez a defesa com segurança. Na sequência, Luan recebeu rasteira do lateral e chutou de longe, mas pra fora.
Aos 21′, Edigar Junio roubou a bola e saiu em velocidade, mas quando entrava na área, foi desarmado por Kannemann.
Mais uma vez no ataque, os baianos tiveram uma cobrança de escanteio colocada na área. Marcelo saiu para fazer a defesa, de soco. A bola voltou ainda para os pés adversários, que chutaram, mas ela explodiu na marcação. Houve ainda um cruzamento na área, mas que se perdeu pela linha de fundo.
Substituição no Tricolor: Saiu Pedro Rocha, entrou Fernandinho, aos 27 minutos.
Em sua primeira participação, Fernandinho foi à linha de fundo, pela esquerda, e cruzou, mas defesa cortou.
Fernandinho ia fazendo uma jogada individual sobre Eduardo, mas foi barrado com falta. Da esquerda, Luan cobrou, mas defesa afastou.
Da intermediária, os baianos tiveram uma cobrança de falta. Juninho colocou na área, mas Grohe saiu de soco. Pela segunda vez, houve outra falta. A bola foi direto para o gol, quicando em frente ao arqueiro gremista, que fez a defesa.
Uma boa chance veio aos 34′. Um cruzamento da direita veio para Fernandinho. O atacante dominou, girou o corpo e serviu Cortez, que cruzou. Zaga mandou para escanteio.
Substituição no Tricolor: Saiu Maicon, entrou Lincoln, aos 36 minutos.
Aos 38 minutos, Luan deu bom passe para Edilson, que fez o domínio, mas foi flagrado em posição de impedimento. Em seguida, Fernandinho passava pela marcação, mas juiz assinalou falta do atacante.
Everton fez uma boa jogada individual, passou entre os marcadores próximo a linha de fundo e cruzou. Zaga afastou. Na cobrança do escanteio feita por Luan, houve o desvio no primeiro poste e Bruno Cortez finalizou, mandando para o fundo das redes, aos 40 minutos.
O Tricolor queria o segundo gol. Depois de trabalhar com Luan, Fernandinho recebeu na direita e chutou de direita. Jean espalmou para escanteio, mas juiz finalizou a partida, que se estendeu até os 49′.
Público total: 23.875 torcedores