Professores e alunos da cidade de Traipu denunciam as péssimas condições do transporte escolar da cidade. Alguns docentes produziram dois vídeos e divulgaram em redes sociais denunciando a precariedade do transporte.
Em um dos vídeos, professores mostram os pneus do ônibus que além de totalmente carecas estão esgarçados. A lataria do ônibus também apresentava ferrugens e buracos. Em um segundo vídeo os professores mostram o interior do coletivo, onde mostram os bancos com estofados rasgados. É dos professores a informação de que os ônibus quebram com frequência, inclusive o coletivo mostrado no segundo vídeo estaria quebrado.
Segundo os professores, os veículos que transportam discentes e docentes da zona rural de Traipu não passam por manutenção.
Acidente
Em março deste ano dois ônibus escolares que transportavam alunos de Junqueiro e Teotônio Vilela colidiram na AL 101, em São Sebastião, ocasionando seis mortes e deixando 40 pessoas feridas. Logo depois do acidente, o governador Renan Filho (PMDB) falou à imprensa que se reuniriam com a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) e com prefeitos do interior onde seriam tomadas medidas preventivas para evitar acidentes envolvendo ônibus escolares no Estado.
O Alagoas24Horas tentou contato com a assessoria de Traipu que nos informou que o caso do ônibus mostrado o vídeo é um caso isolado. ‘”A Prefeitura reconhece o problema, mas é um caso isolado. Quando a atual gestão assumiu a frota era muito sucateada, inclusive com pau-de-arara. Todos eles foram extintos e agora a Prefeitura tenta resolver o problema com uma Licitação Emergencial. Traipu tem uma zona rural muito grande, a terceira maior de Alagoas, e isso aumenta a dificuldade e acelera o sucateamento do ônibus.” A assessoria da Prefeitura comandada por Eduardo Tavares ressalta que houve exagero por parte dos professores e que o problema será resolvido com a licitação.