Categorias: Política

Temer oferece jantar a governadores e a ministros no Palácio da Alvorada

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Michel Temer (centro), com ministros, parlamentares e governadores durante encontro no Alvorada

O presidente Michel Temer ofereceu na noite desta terça-feira (13), no Palácio da Alvorada, um jantar a governadores e vice-governadores de diversos estados, além de ministros, parlamentares e presidentes de bancos públicos (saiba quem esteve presente ao encontro ao final desta reportagem).

A assessoria de Temer não informou o que será discutido no encontro, mas, segundo a GloboNews, um dos temas do encontro é a liberação de crédito aos estados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Há pouco mais de duas semanas, a então presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos, pediu demissão. De acordo com a GloboNews, ela sofria pressão de empresários e do governo para liberar créditos.
Após a saída de Maria Silvia, Temer nomeou o economista Paulo Rabello Castro como novo presidente do BNDES – ele comandava o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e participou do encontro no Alvorada.
Segundo apurou o G1, o governador do Goiás, Marconi Perillo (PSDB), foi o principal encarregado de convidar os demais governadores para o encontro.
Discurso
A assessoria de imprensa da Presidência divulgou na noite desta terça o discurso de Temer aos governadores durante o jantar. No pronunciamento, o presidente pregou um “caminho que seja saudável para os estados e que também não seja prejudicial para o BNDES e para a União”.
De acordo com o presidente, o novo presidente do banco público fará um estudo preliminar sobre o refinanciamento da dívida dos estados.
“Eu apreciaria muito que nós todos pudéssemos ter também uma solução para a questão do BNDES. Há dívidas lá que são garantidas pela União, têm um determinado tratamento, e dívidas não garantidas pela União, que têm outro tratamento”, declarou o presidente.
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), ao deixar o encontro com Temer (Foto: Gustavo Aguiar/G1) O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), ao deixar o encontro com Temer (Foto: Gustavo Aguiar/G1)
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), ao deixar o encontro com Temer (Foto: Gustavo Aguiar/G1)
Perillo
Ao deixar o Alvorada, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), explicou que, no encontro, o novo presidente do BNDES, Paulo Rabello, prometeu apresentar aos governadores, “nos próximos dias”, um cronograma para a liberação de novos créditos aos estados.
Perillo acrescentou, na sequência, que Temer pediu uma solução até setembro para a renegociação das dívidas dos estados com o BNDES.
Questionado sobre se a reunião do presidente desta terça com diversos governadores mostra que Temer segue “firme” no governo, mesmo diante da crise política, Marconi Perillo respondeu: “Ele é o presidente. Viemos suprapartidariamente, em momento algum isso foi discutido, pensado ou refletido. O que ele demonstrou é que há normalidade nas coisas.”
Crise política
O encontro no Alvorada ocorre em meio à maior crise política do governo desde que Temer assumiu a Presidência, em maio do ano passado.
Executivos da JBS fecharam acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal e as informações prestadas por eles nos depoimentos atingiram, principalmente, o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), afastado do mandato parlamentar.
Desde que as delações da JBS se tornaram públicas, partidos de oposição no Congresso Nacional passaram liderar um movimento a favor do impeachment de Temer. Além disso, algumas legendas deixaram a base aliada.
Segundo a colunista do G1 Andréia Sadi, diante da crise política, o presidente tem buscado apoio de alguns aliados, como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para tentar fazer com que os trabalhos no Congresso não parem e, assim, o governo consiga aprovar as reformas da Previdência Social (em análise na Câmara) e trabalhista (atualmente no Senado).
Lista
Saiba abaixo quem está presente ao encontro no Alvorada, segundo a assessoria de Temer:
GOVERNADORES E VICE-GOVERNADORES
Rodrigo Rollemberg (PSB), governador do Distrito Federal;
Luiz Fernando Pezão (PMDB), governador do Rio de Janeiro;
Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo;
Fernando Pimentel (PT), governador de Minas Gerais;
Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás;
Pedro Taques (PSDB), governador de Mato Grosso;
José Ivo Sartori (PMDB), governador do Rio Grande do Sul;
Camilo Santana (PT), governador do Ceará;
Wellington Dias (PT), governador do Piauí;
Robinson Faria (PSD), governador do Rio Grande do Norte;
João Raimundo Colombo (PSD), governador de Santa Catarina;
Jackson Barreto de Lima (PMDB), governador de Sergipe;
Tião Viana (PT), governador do Acre;
Reinaldo Azambuja (PSDB), governador do Mato Grosso do Sul;
Marcelo Miranda (PMDB), governador de Tocantins;
Simão Jatene (PSDB), governador do Pará
Carlos Brandão (PSDB), vice-governador do Maranhão;
Raul Henry (PMDB), vice-governador de Pernambuco;
César Colnago (PSDB), vice-governador do Espírito Santo;
Paulo César Quartiero, vice-governador de Roraima.
MINISTROS E PARLAMENTARES
Eunício Oliveira (PMDB), presidente do Senado;
Eliseu Padilha (PMDB), ministro da Casa Civil;
Henrique Meirelles, ministro da Fazenda;
Dyogo Oliveira, ministro do Planejamento;
Antonio Imbassahy, ministro da Secretaria de Governo;
Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado.
BANCOS PÚBLICOS
Paulo Rabello, presidente do BNDES;
Gilberto Occhi, presidente da Caixa;
Gustavo do Vale, vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil.
DEMAIS PRESENTES
Ana Paula Vescovi, secretária do Tesouro Nacional.