A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) encontrou 19 aparelhos celulares dentro do corpo de três detentos na Penitenciária Silvio Yoshihiko Hinohara, a P1, em Presidente Bernardes. Um deles estava com 10 telefones dentro do estômago e precisou passar por uma cirurgia para retirar os aparelhos.
O flagrante aconteceu na última segunda-feira (12) e foi descoberto pelo Núcleo de Inteligência da penitenciária. Segundo o G1, os três detentos foram revistados em um aparelho detector de metais. Dois tinham celulares escondidos no ânus – um com quatro e outro com cinco aparelhos.
Ainda de acordo com o G1, apesar deles terem expelido os celulares na penitenciária, foram encaminhados para um hospital para verificar se haviam mais algum aparelho, mas nada foi encontrado.
O terceiro detento estava com dez minicelulares conectados a fones de ouvido no estômago. Ele foi encaminhado para uma cirurgia para retirar os objetos. Ele segue internado se recuperando.
Os 19 celulares foram apresentados em uma delegacia e um Boletim de Ocorrência, além do instauração de Procedimento Disciplinar Apuratório foram abertos em nome dos presos.