Categorias: Agenda

Expo Kung Fu retrata modalidade em painéis e apresentações ao público

Assessoria

Assessoria

A exposição sobre a arte marcial chinesa estará no Shopping Pátio Maceió até este sábado, dia 17 de junho, das 10h às 22h, mostrando ao grande público as diversas categorias do Kung Fu, a história, a filosofia, os métodos de luta, os praticantes famosos como Bruce Lee, dentre outros aspectos desta arte milenar. Além da exposição de imagens e informações de texto, as pessoas terão a oportunidade de assistir às demonstrações dos praticantes alagoanos, que executarão técnicas de Kung Fu tradicional, de mãos livres e com armas, Tai Chi Chuan e Sanda (boxe chinês), no horário das 19h às 20h.
A Expo Kung Fu é uma iniciativa da Federação Alagoana de Kung Fu Wushu, em parceria com o Shopping Pátio Maceió, e apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social do Estado de Alagoas, Prefeitura de Maceió e Sesi, com o objetivo de divulgar a arte marcial chinesa para o público amplo, mostrar as técnicas de luta e os benefícios ao praticante.
“O Kung Fu é uma arte marcial que conquista muitos adeptos, a cada dia, pelos benefícios que traz a quem o pratica, além de um método de ataque e defesa, proporciona um maior controle mental e físico, ajuda na coordenação motora e especialmente na qualidade de vida”, destaca o presidente da Federação Alagoana de Kung Fu wushu, Soté Alves.

Campeonato Alagoano de Kung Fu Wushu reúne atletas da capital
e do interior neste domingo, dia 18 de junho

O Campeonato Alagoano de Kung Fu Wushu será realizado neste domingo, dia 18 de junho, no Ginásio do Sesi Cambona, a partir das 9 horas, e visa selecionar os melhores atletas alagoanos da modalidade. O evento reunirá os praticantes de Kung Fu da capital e do interior que disputarão as categorias de formas (taolu) e de boxe chinês (sanda).
Os taolu tradicional contarão com as seguintes subcategorias: Mãos do Norte, Mãos do Sul, Armas curtas, médias e longas, Armas duplas ou articuladas e katis combinados (Duilian). Os taolu livre se subdividem em Mãos Livres, Armas e katis combinados (Duilian). O sanda abarca diversas subcategorias de peso, masculino ou feminino, divididos nas faixas etárias infanto-juvenil (13 a 15 anos), juvenil (15 a 17 anos) e adulto (18 a 40 anos).
“O Alagoano servirá de seletiva para o Campeonato Brasileiro de Kung Fu 2017, que ocorrerá no mês de setembro, em Cuiabá, Mato Grosso. Pretendemos fortalecer cada vez mais a modalidade em Alagoas e organizar uma equipe forte para competições em nível nacional”, ressaltou o diretor técnico da Federação Alagoana, Augusto Júnior.
O evento está previsto para começar às 9 horas, com as competições de taolu tradicional e livre. A partir das 13 horas, serão iniciadas as disputas de sanda (boxe chinês). A entrada para assistir ao Campeonato Alagoano será 2 kg de alimento não-perecível, que será doado às vítimas das enchentes no Estado.

Curso Técnico e de Arbitragem de Sanda (Boxe Chinês)
Nos dias 16 e 17 de junho, a Federação Alagoana de Kung Fu Wushu promove os cursos técnico e de arbitragem de Sanda (Boxe Chinês), a ser ministrado pelo Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu, João Guedes. Os eventos têm como finalidade melhorar o nível técnico dos atletas alagoanos, bem como visam formar árbitros atualizados com as novas regras e que terão certificação em âmbito estadual.
O Sanda ou Boxe Chinês consiste em técnicas de ataque e defesa em que são permitidos os socos, os chutes e as projeções (quedas). Exige que o atleta tenha uma diversidade de técnicas e raciocínio rápido para execução dos golpes.
As competições de Sanda são realizadas em um tablado medindo 8mX8m. Utiliza o sistema “melhor de três”, com rounds que duram 2 minutos e intervalo de 1 minuto. O lutador que ganhar dois rounds, vence a luta. Podem competir homens e mulheres, dos 14 a 40 anos de idade.