Categorias: Interior

Desabrigados de Marechal denunciam assistência precária e MPE vai apurar

Ascom / Marechal Deodoro/Arquivo

Arrecadação em Marechal Deodoro

Famílias de desabrigados em razão das chuvas que caíram em Marechal Deodoro no mês de maio e que continuam em ginásios ou escolas da cidade denunciam a Prefeitura por precariedade na assitência. Os desabrigados reclamam da escassez de água mineral e da alimentação servida.

Durante reportagem exibida na noite da quinta-feira (15) no AL TV 2ª Edição, da afiliada da Rede Globo, uma mulher exibiu uma porção de cuscuz servido pela Prefeitura infestado de larvas. Na mesma reportagem foi mostrado um estoque de água mineral em um dos pontos para doações às vítimas, enquanto os desabrigados reclamam da falta de água potável.

Os desabrigados ainda se queixam da ausência de autoridades públicas, apontando que somente na primeira semana após as fortes chuvas foram ‘visitados’ por autoridades e que desde então não conseguem falar com representantes políticos para tratar da situação.

O Ministério Público Estadual disse que irá apurar as denúncias e que não deve se furtar de cobrar dos responsáveis.

Em nota, a Prefeitura de Marechal Deodoro disse que as refeições são preparadas com acompanhamento nutricional e que deve apurar as responsabilidades. Sobre a água, a Prefeitura diz que envia às escolas conforme solicitação das respectivas diretorias. É também da Prefeitura a informação de que assistentes sociais visitam os abrigos e que “todas as famílias já foram cadastradas nos programas da Assistência Social e também pela Superintendência de Habitação”.

Leia nota na íntegra

A Prefeitura de Marechal Deodoro informa que:

– Em relação à denúncia referente à alimentação, as refeições sempre foram preparadas nas cozinhas montadas pela Prefeitura, com acompanhamento nutricional e prezando pelas regras de higiene. A Prefeitura vai apurar as responsabilidades, pois não admite esta falta de cuidado. Além disso, os mantimentos e água potável são enviadas para escolas de acordo com a solicitação dos diretores que estão responsáveis por cada abrigo. Todas as famílias abrigadas estão sendo assistidas desde o início da enchente.

– As equipes da Assistência Social realizam visitas em todos os abrigos. Em alguns deles diariamente, outros a cada dois ou três dias, de acordo com a demanda. Todas as famílias já foram cadastradas nos programas da Assistência Social e também pela Superintendência de Habitação. Além disso, em todos os abrigos as diretoras das escolas estão de prontidão para atender qualquer solicitação das famílias;

– Em relação ao armazenamento das doações, Prefeitura também vai apurar e punir os responsáveis;