Categorias: Futebol

Rússia joga bem, vence Nova Zelândia fácil na estreia e ganha aplausos de Putin


A Rússia abriu a Copa das Confederações vencendo e ainda por cima convencendo o seu torcedor. O país-sede do torneio encarou a Nova Zelândia no estádio Krestovsky, em São Petersburgo, dominou totalmente a partida e triunfou por 2 a 0, neste sábado. Michael Boxall (contra) e Fyodor Smolov fizeram os gols.

Além de representar um bom início diante dos torcedores, o resultado ainda ajuda os russos a superarem um pouco o histórico recente ruim em competições oficiais. A equipe foi eliminada na Copa do Mundo de 2014 e na Eurocopa de 2016 sem conseguir vitórias e somando dois e um ponto apenas, respectivamente.

Até o mesmo presidente Vladimir Putin, conhecido por ser um homem de poucos sorrisos, ficou contente com a atuação do time e aplaudiu os jogadores após o segundo gol.

A outra partida do grupo A da Copa das Confederações, entre Portugal e México, ocorrerá neste domingo, às 12h (de Brasília), na Kazan Arena, em Kazan.

Pela próxima rodada da chave, a Rússia enfrentará Portugal na Otkrytiye Arena, em Moscou, às 12h de quarta-feira. No mesmo dia, o México duelará com a Nova Zelândia no Fisht Olympic Stadium, em Sochi, às 15h.

Jogadores russos comemoram o primeiro gol da Copa das Confederações© Getty Jogadores russos comemoram o primeiro gol da Copa das Confederações

Domínio russo
Os russos partiram para cima, dominaram completamente o primeiro tempo e criaram grandes chances de abrir o placar. Logo aos 6min, Vasin aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou na trave. No rebote, McGlinchey afastou. Dois minutos depois, a bola até ia no caminho certo após chute de Poloz na área, mas Smith apareceu quase na linha para fazer o corte.

A pressão russa continuava. Aos 25min, o goleiro Marinovic caiu no canto esquerdo para defender conclusão de longa distância de Dzhikiya. Quatro minutos mais tarde, Smolov encontraria a rede, mas o lance foi anulado por impedimento corretamente anulado.

Aos 31min, o gol valeria. Erokhin aproveitou vacilo da defesa adversária, roubou a bola e acionou Poloz, que tocou de primeira. Glushakov finalizou com categoria por cima do arqueiro, e a bola acertou a trave e Boxall, que tentou fazer o corte, antes de cruzar a linha.

Momento do gol russo, que foi considerado contra© Getty Momento do gol russo, que foi considerado contra

Goleiro neozelandês até brilha, mas…
Na volta do intervalo, o panorama da partida seguiu o mesmo, e foi então que Marinovic começou a brilhar. Aos 2min, o goleiro pulou para fazer bela intervenção em cabeceio de Poloz; na sobra, foi muito bem novamente e bloqueou chute de Erokhin. Aos 7min, Poloz recebeu de Golovin e exigiu outra boa defesa do arqueiro neozelandês. Smolov ficaria com o rebote, caso Thomas não aparecesse para salvar e fazer o corte.

Os donos da casa seguiriam no ataque, e Marinovic, apesar da atuação positiva, não teria como impedir o segundo gol aos 24min. Smolov fez boa jogada individual, abriu na direita para Samedov e recebeu cruzamento rasteiro para estufar a rede e definir a vitória.

A seleção russa ainda seguiria no controle do jogo e viu Marinovic continuar trabalhando bem. Isso, porém, não impediu o resultado e a atuação convincente do país-sede.