Categorias: Polícia

Operação flagra novo esquema de falsificação de documentos no Detran-AL

João Urtiga/Alagoas24horas

João Urtiga/Alagoas24horas

João Urtiga/Alagoas24horas

Cacá Gouveia e Maria Angelita

 

Após três meses de investigação, a Polícia Civil de Alagoas e a diretoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) afirmam ter desbaratado mais um esquema de falsificação de documentos que funcionava a partir da sede do órgão, por meio de atravessadores que são conhecidos como ‘zangão’.

Segundo a investigação, Windisllan Nascimento de Assis, de 52 anos, seria o responsável por abordar pessoas à porta do Detran e propor a falsificação de documentos por meio de carimbos e selos de todos os cartórios da capital. Uma nova investigação deve apontar como Lan, como é conhecido, teve acesso a esses carimbos e selos. A polícia não informou qual o valor faturado pela dupla ou o tamanho do prejuízo causado do departamento de trânsito.

Lan, que agia como zangão, indicava o escritório de Samira Sidnei Millon, de 43 anos, acusada de falsificar documentos que seriam validados posteriormente pelos selos e carimbos de Lan. Tanto no veículo do acusado, quanto no escritório de Samira, na Jatiúca, a polícia apreendeu documentos e equipamentos utilizados no esquema criminoso.

Windisllan e Samira foram presos e liberados após o pagamento de fiança. A polícia não descarta que a dupla integre uma organização criminosa especializada não só na falsificação de CLRVs, mas também de documentos e até cheques.

Segundo o presidente do Detran, Cacá Gouveia, a direção tem adotado medidas para coibir ações dessa natureza e que se algum servidor estiver participando do esquema deverá receber as sanções previstas em lei.

Para a delegada Maria Angelita, responsável pela investigação, o esquema é uma “verdadeira fábrica de crimes” e novas prisões devem ocorrer nos próximos dias.