No início de tarde desta terça-feira, 4, uma árvore tombou em cima do prédio da reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Campus A.C. Simões, em Maceió. Está é a sétima queda de árvore registrada somente no dia de hoje.
A árvore, centenária, tombou por causa dos fortes ventos que atingem Maceió nos últimos dias, e acabou atingindo o telhado do prédio e danificando o pavimento. A queda ocorreu por volta das 13h30. Nenhuma pessoa ou veículo foi atingido. As avarias ocasionadas pela queda ainda serão avaliadas, mas não devem ser graves, de acordo com informações da assessoria.
A servidora Valdenice Peixoto, testemunhou o momento da queda e disse que teve um grande susto. Ela relatou que estava almoçando quando viu a árvore caindo em direção a janela.
Homens da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Universidade já iniciaram o trabalho de retirada dos troncos e galhos. A assessoria da Instituição explicou que, como a árvore já caiu, não é mais necessário acionar a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), que cuida apenas de árvores vivas.
É a da assessoria também a informação de que no final de 2016 foi solicitada a Sempma uma avaliação da situação das árvores do Campus. No época foram feitos serviços de poda, supressão e plantio de árvores que estavam mortas ou afetadas por pragas que apresentavam risco de queda.
Confira o vídeo que mostra o trabalho de retirada dos troncos e galhos:
Veja mais fotos:
Queda de árvore no bairro do Poço
Ao decorrer da tarde, o número de árvores que caíram por causa das chuvas e fortes ventos que atingem Maceió subiu para nove. Um caso foi registrado no bairro de Jaraguá, sem mais detalhes.
A segunda ocorrência aconteceu na Avenida Brasil, no bairro do Poço, onde uma árvore ficou atravessada no meio da rua impedindo o tráfego de veículos. A queda não atingiu fiação elétrica ou de telefonia, nenhum imóvel ou veículo. Ninguém ficou ferido.
Um morador da localidade disse que uma outra árvore caiu na semana passada na mesma rua. Na ocasião o Corpo de Bombeiros teria realizado a poda de outras árvores na rua.
Atualizada às 16h15