Categorias: Meio Ambiente

IMA fiscaliza construção irregular de muros na praia de Pontal de Coruripe

Ascom/IMA

Fiscalização do IMA com apoio do BPA

A construção de muros de contenção na praia do Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, sem licenciamento ambiental, foi alvo de uma fiscalização do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA). O órgão realizou uma operação, durante dois dias, na região para identificar as irregularidades apontadas pelo Ministério Público Federal.

Dentre os problemas identificados na praia, que é um dos pontos turísticos mais conhecidos do município, o maior está justamente na colocação dos muros, construídos por conta própria, na areia da praia, sem qualquer tipo de licença ambiental o que pode significar também a não observância das medidas ambientais necessárias para esse tipo de obra, conforme explicação do IMA.

De acordo com informações da assessoria de comunicação do órgão, foram lavrados 12 autos de infração, cada um deles no valor de R$ 12.145,00, penalidades estas aplicadas aos proprietários de empreendimentos turísticos, incluindo o dono de uma pousada em construção no local. Este foi autuado, recebeu multa no valor de R$ 12.145,00, e recebeu um termo de embargo, por falta de licença ambiental.

O Alagoas24horas apurou junto a moradores da região que já ocorreram casos em que proprietários de imóveis foram denunciados por cercar a propriedade de forma a impedir o acesso à praia. Casos como este têm sido acompanhados de perto pelos órgãos federais e os responsáveis investigados e punidos.

A operação do IMA foi realizada em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).