O Ministério Público Federal (MPF) desenvolveu uma ferramenta para auxiliar o cidadão que deseja acompanhar o trâmite de processos no órgão, por meio de e-mail cadastrado.
O Sistema Push, disponível desde outubro de 2016, é um serviço gratuito e automático de acompanhamento de novas movimentações (andamentos ou fases) dos documentos em trâmite no MPF.
Além de garantir a publicidade e transparência dos registros atualizados, o sistema também facilita o acesso das informações aos interessados. De forma mais ágil, o acompanhamento do trâmite de representações para fins criminais, requerimentos e outras peças de informação passa a ser imediato, por e-mail, sem a necessidade de que as informações sejam solicitadas presencialmente.
Para o procurador-chefe do MPF/AL Marcial Duarte Coêlho, as inovações apresentadas pelo MPF ao cidadão estreita esse contato e aproxima as relações. “O acesso à informação, de modo geral, se torna muito facilitado com os mecanismos digitais. Ao invés de ter que se deslocar para o MPF, ou mesmo ligar, o cidadão pode ter acesso facilitado pela internet. Essa tendência passa a ser uma realidade”, comentou.
Para utilizar a funcionalidade, é necessário efetuar o cadastro no Portal do Cidadão. Após o cadastro, estará disponível a aba Sistema Push, que possibilitará a adição de documentos, processos ou procedimentos que sejam do interesse do cidadão receber o andamento por e-mail.
Clique aqui para fazer o cadastro e, em seguida, acessar o Portal do Cidadão para utilizar o Sistema Push.
Caso você já seja cadastrado, basta acessar diretamente o Portal do Cidadão.