Uma cobertura na Ponta Verde, quatro carros de luxo, 11 mil euros, uma motocicleta, mídias eletrônicas e centenas de documentos foram as principais apreensões realizadas até o momento pela Operação Astaroth, deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje (20) em Maceió, Marechal Deodoro, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, todas em Alagoas, e Pernambuco e Maranhão. O principal alvo da operação é ex-prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PMDB). Oito equipes ainda se encontram em diligências.
Segundo o superintendente da PF em Alagoas, Bernardo Gonçalves, a utilização de bens em nome de terceiros é uma prática comum a pessoas que pretendem ocultar o patrimônio. No entanto, documentos comprovariam que os bens pertencem, na realidade, a Matheus, a exemplo da cobertura no bairro de Ponta Verde, alvo de disputa entre a sua ex-mulher e o ex-gestor.
Leia também
Marechal Deodoro é alvo de operação de PF por desvio de R$ 6 milhões
PF faz varredura em apartamento de Cristiano Matheus na Ponta Verde
Foram apreendidos quatro veículos de luxo, avaliados em mais de R$ 60 mil cada um, um revólver, uma motocicleta, além de três postos de combustíveis lacrados, sendo um em Marechal Deodoro e outros dois no Estado do Maranhão.
A operação da PF se dá após investigação do Ministério Público Federal, que constatou desvio de recursos públicos destinados à merenda e transporte escolar da Prefeitura de Marechal Deodoro, na gestão de Matheus, resultando inclusive no seu afastamento do cargo. A PF solicitou condução coercitiva dos suspeitos, mas o pedido foi negado pela 2ª Vara.
Coordenada pelo delegado Márcio Tenório, da PF em Pernambuco, já foram identificados bens que pertencem a Matheus em nome de 14 pessoas, que também deverão ser responsabilizados na Justiça. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.