Categorias: Economia

I Jornada da Inovação da Sefaz paga R$ 40 mil para desenvolvedores de software

Objetivo é aproximar população dos serviços da Sefaz/AL; interessados em participar podem se inscrever até o dia 13 de agosto

Divulgação

Evento acontece entre 18 e 20 de agosto, no Centro de Convenções, no Jaraguá

Para transformar uma boa ideia em um aplicativo para celular, 72 horas parece pouco tempo, mas não é. É o suficiente. Numa maratona de três dias, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) desafia a comunidade acadêmica e sociedade em geral a conseguir o feito. Trata-se da segunda etapa da I Jornada da Inovação da Sefaz. A data para o “Hackathon Insano – 72 horas” já está marcada: entre 18 e 20 de agosto, no Centro de Convenções, no Jaraguá.

Em sua primeira edição, a jornada abre, finalmente, inscrições para o público externo. A primeira etapa do projeto aconteceu em junho e foi voltada, apenas, para os servidores fazendários. No primeiro momento, ideias originais foram apresentadas e discutidas com o objetivo de transformá-las em aplicativos móveis muito em breve. A hora chegou.

Serviços, produtos e tecnologias que se relacionam com o trabalho feito pela Fazenda foram contemplados em iniciativas que agora podem se tornar realidade. Se a primeira fase do concurso foi um intercâmbio entre mentes pensantes, a segunda será pura prática.

Trata-se do “Hackathon Insano – 72 horas”, uma maratona de programação cujo objetivo é explorar dados abertos e sistemas de software a fim de desenvolver apps para celulares Android e/ou iOs.

“As ideias estão prontas. A Sefaz escolheu projetos e precisa que eles saiam do papel. Estruturas mínimas com definições e objetivos foram traçados. Está na hora de transformá-los em aplicativo para celular. Precisamos que alguém dê vida a todas essas inovações que foram pensadas por nossos servidores”, explica um dos organizadores do evento, Marcelo Malta.

O concurso possui quatro temas definidos: Gestão de ficha funcional e funcionalidades correlatas, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, Nota Fiscal Cidadã e Serviços para o contribuinte.  Os aplicativos móveis que forem desenvolvidos serão julgados por quesitos como inovação, usabilidade e design, completude funcional e recursos tecnológicos. As melhores equipes por tema serão premiadas com certificados, medalhas e prêmios de R$ 10 mil cada.

O objetivo do evento, segundo o Secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, é aproximar o público dos serviços da Sefaz através da tecnologia. “Estamos empenhados em incentivar o desenvolvimento de softwares úteis à população. Queremos que nosso trabalho seja cada vez mais transparente e de fácil acesso.”

Os interessados em participar da I Jornada da Inovação da Sefaz/AL podem se inscrever até o dia 13 de agosto. É preciso acessar o endereço https://www.doity.com.br/1hackathoninsanosefazal e preencher o formulário eletrônico. Devem ser inscritas equipes de até cinco integrantes.  No dia do evento cada candidato deve levar 1 kg de alimento não perecível para validar sua participação.