Categorias: Saúde

Região Norte terá unidade descentralizada da Farmácia do Estado

Serviço irá funcionar em Porto Calvo e vai beneficiar nove municípios da II Região de Saúde

Carla Cleto/Sesau

Carla Cleto/Sesau

A região Norte do Estado irá ser contemplada com uma unidade descentralizada do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). O serviço irá beneficiar os moradores de Porto Calvo, onde irá funcionar, além dos usuários dos medicamentos de alto custo que residem em Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

O projeto foi aprovado durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), localizado no bairro Prado, em Maceió. Na próxima semana, técnicos do Ceaf irão até Porto Calvo, para verificar a estrutura física do prédio que será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, segundo informou a assessora técnica do Ceaf, Sybelle Lima.

“Com esta ação, iremos beneficiar o acesso aos usuários do SUS da Região Norte, que são cadastrados no Ceaf e utilizam medicamentos de alto custo. Desta forma, iremos facilitar o acesso, uma vez que eles não terão mais que se deslocar até Maceió, mensalmente, para pegarem suas medicações”, salientou a assessora técnica do Ceaf.

Além da sede em Maceió, o Ceaf possui unidades descentralizadas em Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. As unidades atendem os usuários cadastrados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A diretora financeira do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Morgana Oliveira, salientou a proposta de implantar uma unidade do Ceaf na Região Norte como mais uma ação importante da atual gestão da Sesau. “Esta ação irá assegurar a concretização de mais um anseio dos moradores que residem nos nove municípios que integram a II Região de Saúde”, afirmou.

A CIB – Conforme a legislação o Sistema Único de Saúde (SUS), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é um espaço estadual de articulação e pactuação política. Ele tem o objetivo de orientar, regulamentar e avaliar os aspectos operacionais do processo de descentralização das ações de saúde e o funcionamento dos serviços integrados em Redes de Atenção à Saúde.

Ainda durante a reunião ordinária da CIB, foi discutida a homologação das Resoluções CIR, que aprovou o Plano Estadual de Humanização da Saúde do Estado de Alagoas para o quadriênio 2016-2019. Também foi aprovado o credenciamento e habilitação de quatro equipes de agentes comunitários de saúde para o município de Major Izidoro e a ampliação de três equipes de Programa Saúde da Família (PSF) e três equipes de Saúde Bucal para os municípios de Teotônio Vilela, Campo Alegre, Coqueiro Seco e Matriz do Camaragibe.