Categorias: Maceió

Secti promove debate sobre panorama local e nacional da ciência, tecnologia e inovação

Evento acontecerá no auditório da Associação Comercial de Maceió, na rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, a partir das 18h

Um momento para discutir sobre os caminhos da CT&I no Brasil. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promove na próxima segunda-feira (31), um debate sobre esse assunto. O evento acontecerá no auditório da Associação Comercial de Maceió, na rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, a partir das 18h, e contará também com homenagens àqueles que contribuíram ao longo dos anos para o bom desenvolvimento, consolidação e difusão das políticas de CT&I no Estado de Alagoas.
As palestras “Caminhos da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para onde caminha Alagoas?”, do secretário da Secti Pablo Viana; “Avanços e retrocessos da ciência e tecnologia nacional nos últimos anos”, da professora Luana Queiroz, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e “Interação da Rede NIT-NE, do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) com Alagoas”, da professora e presidente do Fortec Cristina Quintella, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), serão o ponta pé inicial para o debate.
Para o secretário da Secti, Pablo Viana, esse é um momento de reflexão e reconhecimento. “A trajetória histórica da secretaria reflete em boa parte os caminhos que todo o sistema alagoano de ciência e tecnologia evoluiu, graças, é claro,as pessoas e suas instituições. Reconhecer o esforço e dedicação dos que nos ajudaram a chegar até aqui é importante para mantermos o empenho de todos para que sigamos em ritmo de desenvolvimento”, disse o secretário.
O evento é realizado em alusão ao aniversário da Secti, que completa 17 anos no dia 31 de julho e faz parte do Programa de Resgate Histórico da CT&I no Estado, este que teve início com a inauguração da galeria dos ex-secretários da pasta, no início deste ano, e está na programação dos 200 anos de Alagoas.