Categorias: Meio Ambiente

Praias alagoanas apresentam 20 trechos impróprios para banho de mar

Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas

Praia de Ponta Verde, em Maceió

Aqueles que pretendem aproveitar o fim de semana no litoral alagoano devem ficar atentos a qualidade da da água de nossas praias. O relatório de balneabilidade, divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), nesta sexta-feira, 28, aponta que 20 trechos da costa alagoana foram considerados impróprios para banho de mar.

De acordo com dados do órgão ambiental, os técnicos do IMA analisaram, na quarta-feira, 26, pelo menos 64 pontos, compreendidos entre as praias de Pontal do Peba a Maragogi. Destes, 20 não seguem as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão responsável por estabelecer os critérios de balneabilidade de todo litoral brasileiro.

O relatório disponibilizado pelo IMA aponta que as amostras colhidas em cinco pontos do litoral sul apresentam o valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água, sendo assim considerados inadequados para banho de mar. As análises realizadas em toda orla de Maceió apresentam oito áreas impróprias para banho de mar.  Já no  litoral norte, foram avaliados 22 trechos e se constatou que sete pontos devem ser evitados pelos banhistas.

O IMA alerta que os banhistas devem evitar as praias onde foram registradas chuvas fortes nos últimos dias. Além disso, pede que seja evitada a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos.

Confira os trechos impróprios e próprios:

IMA

IMA

IMA

IMA

IMA

IMA