Categorias: Maceió

Prefeitura já usou mais de 3 mil toneladas de asfalto para recuperar vias

Pei Fon/ Secom

Tapa Buraco – Santos Dumont.

Para minimizar os danos provocados pelas chuvas que insistem em cair sobre a capital, desde maio, quando teve início a quadra chuvosa, a Prefeitura de Maceió já utilizou mais três mil toneladas de asfalto na Operação Tapa Buraco.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), já foram investidos aproximadamente R$ 1 milhão em recursos próprios no trabalho para a recuperação de vias.

O gestor da Seminfra, Ib Brêda, explicou que para a fixação efetiva do asfalto é preciso, no mínimo, três dias sem chuvas, o que tem impedido a ampliação da operação. “O trabalho de recuperação de vias deveria ser feito apenas nos dias secos, mas para diminuir os danos nós temos aproveitado todas as tréguas para intensificar os serviços. A determinação do prefeito Rui Palmeira é para que todo o esforço seja aplicado na recuperação das vias e a Seminfra está totalmente mobilizada para a operação”, detalhou.

De acordo com o secretário, esta é uma ação emergencial. Segundo ele, com a chegada definitiva do tempo seco, o Município vai executar um trabalho ainda maior para recuperar vias nas partes alta e baixa da cidade.

“Diariamente, quando o tempo permite, pelo menos 10 caçambas carregadas de asfalto vão para as ruas para atender às diversas demandas que chegam, mas o cidadão pode ficar ciente que, após a quadra chuvosa, nós iremos reforçar esse trabalho e devolver a normalidade à malha viária da cidade de Maceió”, complementou Ib Brêda.

Ontem (2), as equipes da Seminfra estiveram com a Operação Tapa Buraco na Vila Goiabeira (Fernão Velho), na Ladeira da Cavalaria (Chã da Jaqueira), na Avenida Álvaro Otacílio (Jatiúca), na Via Expressa (Serraria) e na Avenida Walfrido Gerônimo da Rocha (Tabuleiro dos Martins).

A Operação Tapa Buraco também está sendo executada no período noturno em lugares com maior fluxo de veículos duramte o dia, a exemplo da Avenida Benedito Bentes, a via principal da feirinha do Benedito Bentes II, que recebe os serviços de recuperação asfáltica desde segunda-feira (31). Em seguida, o trabalho será executado na Avenida Mundaú, no mesmo bairro.

“As duas avenidas foram bastante prejudicadas e vinham recebendo muitas demandas. A ação foi programada para noite para não prejudicar tanto o trânsito, vamos chegar com três caçambas e trabalhar até a massa acabar. Na segunda-feira, as equipes trabalharam na madrugada para levar mais conforto e segurança para os motoristas e pedestres que passam pelos locais. Na terça, por conta da chuva, não foi possível trabalhar à noite. Se o tempo seguir firme, em breve iremos concluir o trabalho”, informou Ib Brêda.