Centenas de casais formalizaram a união civil durante o casamento coletivo, realizado neste sábado, 19, na Vila Olímpica Albano Franco, unidade do Sesi na Cambona. O evento, que faz parte de mais uma etapa do projeto “Justiça Itinerante” do Tribunal de Justiça de Alagoas, foi conduzida pelo juiz André Gêda.
Desta vez, os casais foram indicados pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) e tiveram que chegar ao local do casamento por volta das 8 horas. Lá, eles realizaram a entrega dos documentos e iniciaram os preparativos para o grande dia.
No casamento coletivo, a taxa que é devida ao Tribunal de Justiça é dispensada. Com isso, a cerimônia fica mais barata. Já os custos cartorários são de responsabilidade das instituições solicitantes.
O TJ explica que qualquer comunidade pode solicitar e agendar casamentos coletivos por meio de associações, igrejas ou instituições públicas. O trabalho realizado pelo projeto “Justiça Itinerante” tem a intenção de levar cidadania à população através da disposição de serviços.