Categorias: Mundo

Alpinista sobrevive a queda de 200 metros nos Alpes; oito morrem em três acidentes

Lusa

Monte Gabler

Oito alpinistas morreram em três acidentes diferentes neste fim de semana entre os Alpes austríacos e italianos. A Cruz Vermelha na Áustria informou que cinco deles perderam a vida neste domingo no Monte Gabler, a leste de Innsbruck — um sexto integrante do grupo sobreviveu à queda de 200 metros e foi resgatado em estado grave, segundo agência APA. Três italianos também não resistiram em outros dois episódios nas geleiras.

Os seis estavam ligados por um corda, a 2 mil metros de altitude, quando caíram em uma área remota da montanha. O sobrevivente foi levado de helicóptero para um hospital em Salzbrug. O estado é grave, mas estável, segundo a emissora pública ORF.

Chefe da equipe de resgate, Martin Reichholf acredita que um integrante tenha escorregado, caído em uma geleira, e levado os outros cinco para a queda. Os cinco despencaram 200 metros em um encosta íngreme coberta de gelo e detritos.

Um dos alpinistas mortos foi identificado como um homem de 34 anos, morador do estado alemã da Bavária. Todos os cinco mortos neste acidente seriam alemães, segundo a agência DPA.

Três mortos em outros dois acidentes

Dois alpinistas italianos morreram neste fim de semana ao caírem em uma fenda de gelo nos Alpes da Itália. A agência Ansa destacou que um integrante do grupo chegou a ser resgatado com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

Neste caso, eram nove aventureiros ligados por um corda no Parque Adamello Brenta, perto de Trento. Todos ficaram feridos, incluindo um adolescente de 13 anos, mas apenas três perderam a vida. Os integrantes fariam parte de duas famílias do Norte da Itália.

Um terceiro alpinista italiano morreu no sábado ao ser atingido por pedregulhos de gelo na área de Valtellina, também em Trento.