Vítima foi abordada perto do posto de saúde do bairro Barcelona, em Sorocaba (SP). Polícia Civil procura dois golpistas que participaram da ação.
“Envergonhado até de sair na rua. Parece que todo mundo dá risada da minha cara”, é o que lamenta um idoso vítima de um golpe em Sorocaba (SP) após perder R$ 30 mil. O crime, praticado por um estelionatário que se passou por benzedeiro e um comparsa, aconteceu na manhã de segunda-feira (28).
Em entrevista à TV TEM, o aposentado, de 79 anos, contou que estava a caminho do mercado quando foi abordado por um homem perto do posto de saúde do bairro. Após cumprimentá-lo, o golpista disse a ele que deveria ser benzido e lhe ofereceu carona até o comparsa, que já o aguardava em um residência.
Esta foi a primeira parte da ação. Após a suposta “benção”, o homem disse que precisava ir até a casa do aposentado para fazer uma oração nos cômodos. O idoso concordou. A chegada foi registrada por uma câmera de segurança de um dos vizinhos. As imagens mostram quando o carro chega na frente da casa do idoso. Um entra enquanto o outro espera no carro.
Dentro da residência, segundo a vítima, o golpista disse que “precisava orar para um dinheiro que estava guardado na casa”. Sem desconfiar, o aposentado pegou uma caixa com cédulas, com cerca de R$ 30 mil – frutos da venda de um sítio e economia.
“Eu não queria abrir a caixinha, mas quando ele disse eu abri. Estava tudo dentro de uma bíblia. Aí ele tirou, colocou em cima de um papel branco. Depois ele pediu para que eu fosse ao banheiro, passasse o papel no corpo e levasse de novo para ele. Demorei dois minutos”, detalha a vítima.
Enquanto isso, o “benzedeiro” já havia escondido com ele o dinheiro e dito ao idoso que, na verdade, tudo estava organizado dentro de um envelope. “Eu disse: ‘você me roubou!’ Mas não deu tempo. Ele entrou no carro e foi embora.”
De acordo com a Polícia Civil, os dois homens não foram localizados e o carro com placas de Limeira (SP) está sendo procurado.
O aposentado utilizava o dinheiro para comprar remédios e pagar o tratamento de saúde da esposa. Segundo a vítima, a quantia era guardada em casa e foi juntada durante anos com pequenas economias do dinheiro que recebe e também pela venda de um imóvel.
O idoso sofre de problemas de saúde e já passou por nove cirurgias. Além dele, quem utilizava o dinheiro também eram os filhos, que faziam uma espécie de “empréstimo” com o pai e pagavam.
“Todo mundo usava, mas mantinha sempre o estoque. Agora não tem mais e acredito que minha vida está curta e não vai dar tempo de juntar de novo.”
A polícia acredita que outras pessoas também caíram no golpe e orienta que todos sejam regitrados para que os criminosos sejam localizados. Além disso, os policiais ressaltam que a residência nunca deve ser aberta para estranhos.
*Com informações de Daniela Golfieri/TV TEM