Esta é a primeira vez que a campanha acontece no Estado
Pela primeira vez, o estado de Alagoas irá receber ações da campanha Setembro Vermelho para alertar sobre os cuidados com o coração e como evitar doenças cardiovasculares, principal causa de morte no planeta. Durante todo o mês, o Hospital do Coração e seu braço social, a Fundação Cordial, irão promover ações e levar informações ao público, contando com a ajuda de vários parceiros e empresas dispostas a iluminar suas fachadas em vermelho, chamando a atenção da sociedade para o problema.
Um dos prédios que ganhará nova cor será a Unidade de Cloro Soda da Braskem, situada no Pontal da Barra. Outros prédios que vão mudar de cor a partir desta sexta-feira, 1º de setembro, serão a Casa da Indústria, Algás, Hotel Ponta Verde, Maceió Mar Hotel e Hotel BW Premier. Também na sexta, o Hospital do Coração desenvolverá ações em um espaço denominado “ Arena do Coração”, que será montada no Parque Shopping Maceió, e que levará informações, ‘receitas culinárias que são reconhecidas como “amigas do coração” e demonstrações de atividades físicas que podem ajudar na prevenção.
Toda essa mobilização vem para reforçar a importância de mudanças de hábitos que podem evitar 350 mil mortes a cada ano só no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por doenças como hipertensão, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e doença arterial periférica.
Além da realização de exames periódicos, uma forma bastante efetiva de evitar tais doenças é a adoção de uma vida mais saudável. Três alterações importantes nos hábitos cotidianos, em especial, podem causar grande impacto na saúde das pessoas: alimentar-se bem, praticar exercício físico e abandonar fatores de risco, como o consumo de tabaco, álcool e outras drogas.
“O objetivo é levar ao público o máximo de informação sobre saúde para incentivar a mudança de hábitos, principal forma de prevenção das doenças cardíacas. Problemas que podem ser evitados com alterações simples no estilo de vida”, afirmou o cardiologista Ricardo Cavalcanti, diretor presidente do Hospital do Coração.
Além da iluminação da fachada as empresas que adotaram o Setembro Vermelho, podem realizar outras ações na empresa. A Braskem, por exemplo, realizará com a equipe do Hospital do Coração uma mobilização dentro da sua fábrica, com a divulgação de informações para seus colaboradores.
“Sempre aderimos às campanhas de conscientização que envolvam o tema saúde. A Segurança operacional das pessoas e das questões ambientais é um compromisso da empresa, e saúde tem relação direta com este tema. E em função disso procuramos sempre incentivar ações que promovam o bem estra das pessoas, afirmou Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem em Alagoas.
Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.