Categorias: Futebol

Cristiano Ronaldo faz três, dá show, quebra recordes e comanda goleada de Portugal contra Ilhas Faroé

Getty Images

Cristiano Ronaldo fez três gols de Portugal contra Ilhas Faroe

Com mais um show de Cristiano Ronaldo, a seleção de Portugal atropelou as Ilhas Faroé por 5 a 1 nesta quinta-feira, no Estádio do Bessa Século XXI, em Porto, e somou pontos importantes na briga por uma vaga na Copa do Mundo.

Quatro vezes eleito melhor jogador do mundo, Ronaldo comandou o triunfo com três gols, um deles um golaço, de voleio.

O resultado levou Portugal aos 18 pontos, mesma pontuação da Suíça, que por sua vez tem um jogo a menos – enfrenta Andorra nesta quinta.

Na próxima rodada, Portugal enfrenta a Hungria, que está na terceira colocação com sete pontos. Já as Ilhas Faroé, na quinta posição com cinco, encaram Andorra.

Recordes

Com seu hat-trick, Ronaldo aproveitou a tarde para quebrar recordes. Por exemplo, ultrapassou o ex-jogador ucraniano Shevchenko como o maior goleador da história das Eliminatórias Europeias, com 29 tentos.

Também chegou a 78 gols em jogos internacionais oficiais pela seleção portuguesa e ultrapassou a marca de Pelé, que fez 77 pelo Brasil – no entanto, o ex-camisa 10 canarinho o fez em 92 partida, enquanto o português atuou 144 vezes.

Na contagem histórica da seleção brasileira, que contabiliza todas as partidas do Rei do Futebol pelo time verde e amarelo, Pelé fez 95 gols defendendo o Brasil.

Para completar, Cristiano Ronaldo, sozinho, só não marcou mais gols que seis países em disputa nesta atual edição da disputa. São 14 gols do português na trajetória rumo ao Mundial da Rússia.

O jogo

Portugal abriu o placar ainda aos três minutos. Bernardo Silva foi à linha de fundo e cruzou para Cristiano Ronaldo na segunda trave. O camisa sete acertou um lindo voleio, sem chances para o goleiro.

Depois, em cobrança de pênalti, o mesmo Cristiano Ronaldo bateu com categoria no ângulo esquerdo e ampliou.

O terceiro veio após João Moutinho acionar Cristiano Ronaldo na área pela esquerda. O astro viu William Carvalho livre dde marcação, que desviou de cabeça para o fundo do gol.

As Ilhas Faroé chegaram a diminuir com Rógvi Baldvinsson, mas nada que assustasse Portugal.

Em seguida, William Carvalho devolveu o favor com passe açucarado para Cristiano Ronaldo limpar o marcador na área e bater com tranquilidade no canto direito.

O quinto veio no fim.

Cristiano Ronaldo recebeu na área pela direita e bateu cruzado. Faero cortou mal e deu uma assistência para Nélson Oliveira na pequena área, que só empurrou para o fundo do gol.