A Polícia Militar de Alagoas realizou durante a manhã desta terça-feira (04), o segundo e último treinamento para o desfile cívico alusivo ao 195º aniversário da Independência do Brasil, celebrado no próximo dia 7 de setembro. O evento ocorreu na Avenida Senador Rui Palmeira, Vergel do Lago, e contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio.
Para o oficial, os preparativos são de suma importância para que o desfile ocorra dentro da normalidade e com a perfeição demonstrada nos últimos anos.
“O treinamento é um ajuste fino para orientar a tropa, ver se a passagem está em ordem, orientar sobre a utilização dos uniformes, o horário, os apetrechos que serão utilizados, para que no dia esteja tudo dentro do planejado”, explicou o comandante-geral.
Marcos Sampaio também aproveitou a oportunidade para convidar toda sociedade para estar presente no próximo dia 7 de setembro.
“A expectativa é de que iremos fazer um belo espetáculo em comemoração a Independência do Brasil. Levaremos um efetivo de quase mil integrantes, além dos animais e atrações que serão apresentadas, tenho a certeza de que quem for não irá se arrepender”, afirmou o coronel.
Neste ano, a corporação levará as ruas 581 militares, 78 carros, 20 motocicletas, 40 cavalos e 13 cães, além de 335 crianças e adolescentes, sendo 200 alunos formados pelo PROERD e 135 estudantes do Colégio da Polícia Militar Tiradentes. A Banda de Música da PM contará com 52 músicos, sendo regidos pelo tenente Neilton Nogueira.
A cerimônia ocorrerá na Avenida da Paz, Centro de Maceió, a partir das 9h. Os militares deverão se apresentar às 6h30, já o governador de Alagoas, Renan Filho, tem sua chegada prevista para as 8h30.
Para os militares, o 7 de Setembro é um dia de exaltação a pátria, que instiga o amor á liberdade, a cultuar as tradições nacionais, além de estimular os sentimentos de solidariedade. O desfile fortalece a moral dos policiais, exibindo ao público o preparo da tropa, nos aspectos técnicos e operacionais. Além de expor a capacidade de armamento, equipamento e mobilidade, de maneira a confirmar a capacidade de cumprir a missão institucional da Polícia Militar.
A comemoração também desenvolve a integração entra a PM e as demais forças militares estaduais, Corpo de Bombeiros; e as Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica.
A segurança do evento será desempenhada por 207 policiais militares, que ocuparão os perímetros e adjacências onde se dará todo o trajeto do desfile, especialmente nas vias de acesso, estacionamentos e palanques das autoridades. Integrantes do Serviço de Inteligência da PM estarão de forma velada acompanhando toma circulação do público e dos movimentos sociais.
Caberá aos agentes do BPTran, em conjunto com a SMTT/Maceió, isolar, manter e escoar o trânsito em 12 pontos da região, nos horários das 6h até às 13h.