A Reserva Particular do Patrimônio Nacional ganha status de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Uma certificação foi entregue no à Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) Osvaldo Timóteo, localizada no município de São José da Laje. A área, de 22 hectares, é denominada agora como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).
A solenidade foi conduzida por Afrânio Menezes, coordenador de Acordo e Convênios do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e diretor do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, e Epitácio Correia, gerente do setor de Fauna Flora e Unidades de Conservação do IMA.
Foram entregues ao proprietário da reserva, Osvaldo Timóteo, o parecer de reconhecimento e o certificado de Posto Avançado da RBMA.
Na ocasião, foi feita uma soltura simbólica de aves silvestres na reserva ecológica. Exemplares de sanhaçu, sabiá-laranjeira, canário-da-terra, sibite e papa-capim, espécies de ocorrência no bioma, e que irão auxiliar na disseminação de sementes, foram devolvidos à natureza.
Segundo Epitácio Correia, a reserva apresenta, hoje, um status de regeneração significativo, na parte de vegetação, e que é importante, também, pensar na reintrodução populacional de algumas espécies de animais silvestres.
Essa certificação faz parte do Man and the Biosphere Programme (MAB), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo um reconhecimento dos procedimentos estabelecidos pelo programa na RPPN Osvaldo Timóteo.
Com isso, a reserva passa a ter um reconhecimento internacional pelo trabalho de realizado.